Fórmula 1: Button vai colocar carro campeão de 2009 da Brawn GP em leilão

Uma cláusula contratual garantiu a Jenson Button um carro da Brawn GP, equipe com a qual o ex-piloto britânico foi campeão na Fórmula 1 em 2009, que ele agora colocou à venda.

Button conquistou seu único título de pilotos correndo pela equipe de Ross Brawn naquele ano, em uma história que parece ter saído de um filme.

Agora, na semana do GP de Miami em 2025, a casa de leilões Bonhams colocará a venda o único chassi da Brawn GP de 2009 disponível.

O chassi 001/01 será leiloado como um dos únicos três chassis feitos pela equipe de Brackley, dezesseis anos após sua história de conto de fadas na Fórmula 1.

No final de 2008, a decisão repentina da Honda de abandonar sua equipe de fábrica na F1 pareceu marcar o fim para a equipe do pelotão intermediário, mas o ex-chefe de equipe da Ferrari, Ross Brawn, viu um claro potencial no carro de 2009 que estava em desenvolvimento para o novo ciclo de regulamentos.

Comprando a equipe por apenas uma libra, Brawn conseguiu manter o time vivo, apesar de ter sido esvaziado de pessoal e recursos, mas conseguiu juntá-la novamente para correr na temporada de 2009, se tornando cliente de motor da Mercedes, no que deveria ser um carro movido com motor Honda.

Incrivelmente, o carro acabou sendo o mais rápido do grid no início da temporada, ajudado por um design de difusor duplo que deixou seus rivais lutando para alcançá-los.

Embora a vantagem de velocidade da Brawn tenha diminuído lentamente ao longo da temporada, principalmente pela Red Bull Racing, que terminou a temporada com o carro mais rápido, a vantagem aberta por Jenson Button e Rubens Barrichello foi suficiente para garantir à Brawn o título de construtores em seu único ano de competição, enquanto Button conquistou o título de pilotos.

Após a temporada, Ross Brawn assumiu a propriedade do Chassi 001/02 da Brawn GP, que Button havia usado durante toda a temporada. A Mercedes, que comprou a equipe no final de 2009, reteve o Chassi 001/03, enquanto Button passou por algumas disputas legais com a Mercedes para tomar posse do Chassi 001/01.

Uma cláusula contratual que Button havia negociado com a equipe no início da temporada 2009, dava a ele direito a um dos chassis, um acordo que inicialmente foi recebido com relutância pela Mercedes ao assumir a propriedade da equipe.

Com Button deixando a Brawn para se juntar à McLaren em 2010, ele iniciou o processo legal contra a Mercedes, enquanto vários meses se passaram sem receber a entrega de um chassi, conforme prometido.

De acordo com um mandado apresentado pela empresa de Button, JB Next BV, seu contrato com a Brawn dizia: “Caso o Piloto vença o Campeonato de Pilotos a qualquer momento durante o prazo, a Empresa deverá transferir… a propriedade de um chassi (carro) do tipo pilotado pelo piloto durante a temporada vitoriosa.”

A Mercedes inicialmente procurou fornecer uma réplica do carro, o que o campeão de 2009 não estava interessado. Um curto período de negociação acabou em um acordo amigável, com Button recebendo, ironicamente, o carro que foi de Barrichello, e que o próprio Button nunca havia pilotado em um GP.

Button correu com o Chassi 001/02 durante o ano, enquanto Barrichello usou o Chassi 001/01 entre a abertura da temporada na Austrália e o GP da Itália daquele ano. Ele então recebeu um novo chassi, 001/03, a partir do GP de Singapura, após um acidente durante a sessão de classificação.

“Este carro representa o conto de fadas definitivo da Fórmula 1, um design revolucionário que redefiniu o que era possível”, disse Louis Frankel, da Bonhams, antes do leilão que será realizado no GP de Miami deste ano. “O Chassi 001/01 é uma peça da história do automobilismo, e sua oferta em leilão certamente cativará colecionadores em todo o mundo. Estamos honrados em apresentar esta oportunidade irrepetível durante o Grande Prêmio de Miami, um palco adequado ao seu status lendário”, completou.

Como o único chassi da Brawn GP a ser disponibilizado ao público, o carro será leiloado durante o fim de semana do GP de Miami, na noite de 03 de maio, com o leilão sendo realizado diretamente no circuito de Miami.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.