Fórmula 1: Cláusula no contrato permite saída de Verstappen da Red Bull no meio do ano

Max Verstappen pode deixar a Red Bull Racing ainda durante a temporada 2025 da Fórmula 1, caso não esteja entre os dois primeiros colocados no campeonato de pilotos até as férias da categoria no meio do ano. A informação foi revelada pelo site The Race, que detalhou essa suposta cláusula contratual do tetracampeão.

Apesar de ter contrato com a Red Bull até o final de 2028, o nome de Verstappen tem sido constantemente ligado a possíveis mudanças, especialmente diante do recente declínio no desempenho da equipe com seu RB21. Em 2025, a Red Bull deixou de ser a equipe dominante, com a McLaren assumindo a dianteira em desempenho.

O contrato de Verstappen incluiria uma cláusula que o libera do compromisso com a equipe, caso ele não esteja entre os dois primeiros colocados no campeonato de pilotos até as férias da F1 no meio do ano. Nesse caso, a decisão de continuar ou não na Red Bull passa a ser de Verstappen e sua equipe de gerenciamento.

Atualmente, o holandês ocupa a terceira posição na tabela, com 87 pontos. Ele está apenas dois pontos atrás de Lando Norris, o segundo colocado, e doze pontos atrás do líder Oscar Piastri, ambos da McLaren.

Rumores de uma possível transferência de Verstappen ganharam força recentemente, com Mercedes e Aston Martin sendo apontadas como potenciais interessadas caso o piloto opte por uma mudança. O cenário reforça o clima de incerteza nos bastidores da Red Bull, que enfrenta o desafio de recuperar o protagonismo técnico e manter seu principal nome no elenco.

🎥 Vídeos mais recente