Fórmula 1: Colapinto tem apoio de Briatore e pode ser titular em breve na Alpine

Franco Colapinto rapidamente se tornou um dos ‘ativos mais importantes’ da Alpine, afirmou o famoso consultor da equipe, Flavio Briatore. No lançamento da Fórmula 1 em Londres, no evento ‘F1 75 Live’, o estreante de 2025 na equipe, Jack Doohan, foi bombardeado com perguntas dos jornalistas sobre a longevidade de sua vaga de titular na equipe francesa. Isso porque o recém-contratado piloto reserva Colapinto, emprestado pela Williams, é apontado como um forte candidato para substituir o australiano em breve. Seu patrocinador pessoal, Mercado Livre, já está presente na pintura da Alpine para 2025.

O argentino Colapinto, de 21 anos, sabe que tem Briatore ao seu lado. “Tenho muita confiança em Flavio”, disse ele a publicações em espanhol. “Foi ele quem criou Michael Schumacher, criou Fernando Alonso, dois dos meus ídolos, então obviamente, o fato de ele ter me visto e dito: ‘Eu quero te apoiar, eu quero você na minha equipe’, é algo que me deixa muito orgulhoso”, disse ele.

Oliver Oakes é o chefe de equipe Alpine, mas Briatore é considerado ainda mais poderoso, reportando-se diretamente ao CEO da Renault, Luca de Meo. “Para mim, é um grande orgulho que Flavio tenha me notado”, continuou Colapinto. “Que ele tenha me notado e tenha depositado sua fé em mim de que eu posso ser um futuro campeão na Fórmula 1, como ele disse, é algo muito bom e muito especial. Quando entrei, sabia que não havia vagas para 2025, então queria mostrar o que eu podia fazer. Por alguma razão, pessoas como Flavio, como a Alpine, como a Red Bull Racing, estavam muito interessadas na época”, afirmou o argentino.

Colapinto deixou sua marca não apenas com sua velocidade, personalidade e capacidade de atrair forte apoio comercial argentino, mas também com a forma como lidou com sua passagem temporária pela Williams no ano passado, apesar de alguns erros notáveis. “Sem ter feito nenhum dia de teste, nenhum teste em um carro de Fórmula 1, e indo direto para as corridas, é muito difícil. Se você olhar hoje, todos os caras que começam a correr fazem milhares de quilômetros de testes. (Kimi) Antonelli fez 10.000 quilômetros e eu fiz 400”, acrescentou.

“É claro que cometi erros, talvez indo um pouco mais de 100% quando eu não tinha um lugar garantido. Eu corri sabendo disso e a cada volta que eu dava, a cada curva que eu fazia, eu precisava estar a 100%.” Quanto à sua personalidade, o argentino explicou: “Eu sou como eu quero ser. Max (Verstappen) também é um piloto que sempre diz o que sente. Eu entrei na Fórmula 1 vindo da F2 e tentei não mudar em nada”, completou o piloto argentino.

Segundo diversos relatos, o contrato de Doohan com a Alpine garante o jovem piloto como titular, apenas nas seis primeiras corridas de 2025. A partir daí, a presença de Colapinto como reserva, além do fato do argentino levar um forte patrocínio para a equipe, podem provocar uma troca de pilotos no time francês, ainda na primeira fase da temporada 2025.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.