A Fórmula 1 confirmou que um novo formato de classificação – chamado de “Sprint Shootout”, ou “Qualificação Sprint” – determinará o grid de largada para as corridas de Sprint em 2023.
As mudanças foram propostas no mês passado e ratificadas nesta terça-feira após votação unânime pela Comissão da F1 e subsequentemente pelo Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA.
A Sprint foi introduzida em 2021, com a classificação transferida para sexta-feira, seguida por uma corrida de 100km no sábado, cujo resultado determinava a ordem de largada para o Grande Prêmio de domingo.
Mas a Fórmula 1 optou por mudar a estrutura dos finais de semana de Sprint para a lista de corridas ampliada deste ano.
A partir da próxima etapa no Circuito da Cidade de Baku, no Azerbaijão, a sessão de classificação de sexta-feira – cujo formato permanece inalterado – agora definirá o grid de largada para o Grande Prêmio de domingo.
A segunda sessão de treinos de sábado foi cancelada e, em seu lugar, haverá uma sessão de classificação truncada chamada de Qualificação Sprint.
A Qualificação Sprint seguirá o formato tradicional de eliminação Q1/Q2/Q3, mas a duração de cada sessão será reduzida.
O Q1 terá 12 minutos (em vez dos habituais 18), o Q2 terá 10 minutos (em vez de 15) e o Q3 terá 8 minutos (em vez de 12).
Outra grande mudança da Qualificação Sprint, é que os pilotos serão obrigados a usar apenas pneus médios tanto no Q1 quanto no Q2, antes dos pneus macios obrigatórios no Q3.
Espera-se que reduzir o Q3 para apenas oito minutos signifique que os pilotos terão tempo apenas para uma volta rápida na luta pela primeira posição.
As mudanças também significam que os pilotos terão apenas uma hora de treinos durante todo o fim de semana.
Conforme alterado em 2022, os oito primeiros colocados na corrida de Sprint marcarão pontos de oito a um.
As mudanças foram implementadas com base no feedback de fãs, pilotos, mídia e transmissoras.
Também foi esclarecido que quaisquer penalidades de grid incorridas nos treinos livres ou na classificação se aplicarão apenas à corrida, qualquer penalidade de grid incorrida na Qualificação Sprint se aplicará apenas a Sprint, e qualquer penalidade de grid incorrida na corrida de Sprint se aplicará à corrida.
As penalidades de unidade de potência se aplicarão apenas à corrida.
Os fins de semana de Sprint este ano acontecerão no Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos (Austin) e São Paulo.