Fórmula 1: Coulthard acredita que Alpine pode estar à venda

O ex-piloto de Fórmula 1, David Coulthard, acredita que a Alpine, após encerrar suas operações de construção de motores próprios com a Renault (proprietária da Alpine), pode estar à venda. Apesar da longa história da Renault na Fórmula 1, o compromisso da fabricante francesa com a categoria como equipe de fábrica tem sido instável.

Carros com motor Renault já venceram doze campeonatos de construtores e onze títulos de pilotos, mas como equipe de fábrica, a Renault/Alpine conquistou apenas duas vitórias, ambas em 2005 e 2006 com Fernando Alonso. Nos anos seguintes, a equipe se envolveu em polêmicas como o ‘Crashgate’ no GP de Singapura em 2008, vendeu a equipe para a Lotus, retornou sob o nome Renault em 2016 e depois renomeou o time como Alpine em 2021.

Como Alpine, a equipe obteve uma vitória no GP da Hungria de 2021 com Esteban Ocon, mas os bastidores levantam dúvidas sobre o futuro da equipe. No final do ano passado, a Renault anunciou que encerraria seu programa de Fórmula 1 em Viry-Chatillon, descartando o projeto de motores para 2026, quando entram em vigor os novos regulamentos da F1. A Alpine, em vez disso, usará motores Mercedes em 2026, o que significa que a equipe não será mais uma equipe de fábrica.

Esses acontecimentos levaram Coulthard a questionar se a Renault deseja vender sua equipe Alpine. Ele levantou essa questão com o ex-chefe de equipe da Alpine, Otmar Szafnauer, em um podcast.

“A sua jornada na Alpine… Foi um período relativamente curto”, disse Coulthard a Szafnauer. “Foi porque você percebeu rapidamente que os donos da Alpine estavam em turbulência, como sabemos agora? Eles decidiram que não querem mais fazer motores, então estão fechando Viry, que era o local que criou tantos motores Renault de sucesso ao longo dos anos. Me parece, estas são minhas palavras, não estou tentando colocar palavras na sua boca, parece muito que eles estão apenas tentando empacotar esse ativo para vendê-lo, com as avaliações elevadas que a F1 tem hoje. Você apenas sentiu que isso não era algo para o longo prazo?”. Szafnauer parece ter preferido não responder a esse questionamento.

Os chefes da Alpine, no entanto, negaram tais afirmações sobre a equipe estar à venda diversas vezes no ano passado. O CEO da Renault, Luca de Meo, afirmou à Autocar em junho: “Quero deixar isso bem claro. Não vamos desistir de jeito nenhum. Não é meu estilo. Não vamos vender nem uma parte dessa coisa. Não precisamos do dinheiro. Já tive pessoas fazendo ofertas de todos os lados, depois falando na imprensa sobre isso. Mas não estamos interessados. Seria estúpido e não vou fazer isso”, disse ele.

Flavio Briatore, diretor executivo da Alpine, reiterou isso dois meses depois, dizendo: “Algo está muito claro. Nada está à venda. Luca de Meo não quer vender a equipe. Questão encerrada”, finalizou Briatore.

O F1MANIA.NET cobre ‘in loco’ o evento F1 75 Live, direto da Inglaterra com o jornalista Rodrigo França.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.