Fórmula 1: Definida data do início de Newey na Aston Martin

Adrian Newey, um dos nomes mais icônicos na engenharia da Fórmula 1, começará oficialmente a trabalhar na Aston Martin a partir de 03 de março. A equipe confirmou a data ao GPblog, encerrando especulações sobre quando o britânico iniciaria sua nova jornada após quase duas décadas na Red Bull Racing.

Em sua passagem pela Red Bull, Newey foi peça-chave no desenvolvimento dos carros que conquistaram oito títulos de pilotos (quatro de Sebastian Vettel e quatro de Max Verstappen) e seis de construtores.

Na Aston Martin, Newey terá como principal objetivo liderar o projeto do carro para 2026, ano em que a Fórmula 1 implementará mudanças significativas nos regulamentos técnicos. O britânico já possui vasta experiência em adaptar-se a novas regras, algo que será de extrema importância para os planos da equipe de Silverstone.

Originalmente, esperava-se que Newey enfrentasse um período prolongado de afastamento antes de poder se juntar a outra equipe, em conformidade com o chamado ‘período de jardinagem’ (prazo que um funcionário de uma equipe de F1 é obrigado a aguardar antes de trabalhar em outra equipe da categoria). No entanto, esse intervalo foi reduzido, permitindo que ele possa começar na Aston Martin ainda em março de 2025.

Mais um ponto interessante dessa nova fase de Newey, é a parceria renovada com a Honda, fornecedora de motores da Aston Martin a partir de 2026. O britânico já trabalhou com a fabricante japonesa durante sua passagem pela Red Bull e, agora, buscará replicar o sucesso em sua nova equipe.

Com doze títulos de construtores e catorze de pilotos em sua carreira, Newey leva uma bagagem incomparável para a Aston Martin, que ambiciona se consolidar como uma das forças dominantes na Fórmula 1 nos próximos anos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.