Fórmula 1: Desenvolvimento da Haas anima equipe para 2025

A Haas está otimista com o desenvolvimento de seu novo carro para a temporada 2025 da Fórmula 1. A equipe americana, que recentemente anunciou ter atingido o teto de gastos pela primeira vez, trabalhou durante a pré-temporada para garantir que o VF-25 represente uma evolução em relação ao seu antecessor, que por pouco não alcançou o sexto lugar no campeonato de construtores no ano passado.

Davide Paganelli, novo chefe de aerodinâmica da Haas, afirmou que a maior parte do esforço de desenvolvimento se concentrou na traseira do carro. Paganelli, que está em Fiorano, cedido pela Ferrari devido à parceria entre as equipes, indicou que as primeiras impressões sobre o carro são promissoras.

“Com a ajuda da equipe de performance, tentamos trabalhar no carro como um todo para resolver os problemas que enfrentamos”, disse Paganelli. “Um indício disso é que trabalhamos muito na traseira do carro, principalmente na asa traseira. Acreditamos que fizemos um bom trabalho para 2025. Acreditamos que o pacote que projetamos é muito bom em termos de desenvolvimento. Obviamente, precisamos verificar se a entrega está de acordo com o que esperamos. Se formos capazes de ver na pista o que estamos descobrindo no túnel de vento, acho que podemos ter um grande impulso desde a primeira corrida”, afirmou.

Paganelli também explicou que a Haas buscou corrigir uma deficiência chave que tinha em 2024, a falta de competitividade em certas pistas. “Tentamos projetar um carro que possa se adaptar a diferentes circuitos, já que uma das nossas fraquezas no ano passado era não conseguir ter o mesmo desempenho em pistas com características distintas. Acho que fizemos um bom trabalho ao tentar diminuir esse tipo de diferença, além de fornecer uma configuração melhor para corridas mais quentes. Sabemos que no início da temporada teremos algumas corridas quentes, então devemos ser capazes de competir”, acrescentou.

O carro já foi testado na pista, com Esteban Ocon ao volante em um shakedown em Silverstone na semana passada. Ocon e Oliver Bearman, que formam a nova dupla de pilotos da Haas em 2025, colocarão o carro à prova em testes mais rigorosos esta semana no Bahrein, durante o programa oficial de testes de pré-temporada da Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.