Fórmula 1: Diretor da Red Bull resiste à pedido de Marko e Horner

Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull Racing, explicou por que não pretende atender aos pedidos de Christian Horner e Helmut Marko (chefe e consultor da equipe, respectivamente) para aumentar a janela de configuração do RB21. Embora compreenda o desejo da dupla por um carro com maior facilidade de ajuste, Waché argumenta que isso poderia comprometer o desempenho geral do carro na temporada 2025 da Fórmula 1, algo que ele se recusa a fazer.

Marko e Horner gostariam que o RB21 tivesse uma janela de configuração maior que o RB20, para que a equipe pudesse ter um desempenho mais consistente. No entanto, de acordo com Waché, aumentar essa janela traria problemas. “Como um sonho, é claro que você quer isso, mas você sabe que o potencial geral diminui se você aumentar a janela”, disse ele à filial holandesa do Motorsport.com. O diretor técnico da Red Bull Racing continuou: “O que você quer é produzir o carro mais rápido, mas não é que um carro seja lento porque a janela em que ele opera é pequena.”

Waché afirmou que não se trata de aumentar a janela em que o carro tem o desempenho ideal, mas sim de encontrar essa janela. Afinal, então não importaria quão grande ou pequena ela seja. Ele argumenta que você quer estar na janela certa em todos os circuitos para poder antecipá-la. “Se você pode conseguir isso, por que você iria querer aumentar a janela e achatar o potencial geral de um carro?”, questiona ele.

O francês destacou que seu objetivo é ter o carro mais rápido, e as ideias de Marko e Horner não parecem se alinhar com isso. Waché, portanto, fez uma declaração firme que pode decepcionar os chefes da Red Bull Racing: “Eu não vou diminuir o potencial geral para torná-lo mais fácil operacionalmente. Você pode diminuir a potência para ajudar os pilotos a pilotarem o carro, mas não para ajudar os engenheiros a usarem o carro”, encerrou Waché.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.