F1
|
17 de janeiro de 2025 10:11

Fórmula 1: Empresária de Colapinto fala sobre negociações com Alpine e Red Bull

Franco Colapinto, que surpreendeu em sua estreia na Fórmula 1 com a Williams em 2024, foi anunciado como piloto reserva da Alpine para a temporada 2025. A mudança ocorreu após negociações com a Red Bull Racing não avançarem, dentre outros motivos, devido à forte concorrência interna na academia de jovens pilotos da equipe.

Maria Catarineu, empresária do argentino, revelou detalhes das negociações frustradas com a Red Bull. “Christian (Horner, chefe da Red Bull) mostrou interesse em Franco, fosse para ser companheiro de Max (Verstappen) ou para o segundo time da Red Bull (Racing Bulls). Mas por várias razões, isso não deu certo. Primeiro porque a Red Bull tem muitos pilotos esperando na fila, e bem, não funcionou”, afirmou Catarineu ao ‘Corazon de F1’.

Colapinto, que estreou na Williams substituindo Logan Sargeant, impressionou ao marcar pontos em duas de suas primeiras quatro corridas, algo que seu antecessor não conseguiu ao longo de 36 provas. Porém, acidentes no fim de sua passagem de nove corridas, prejudicaram sua consistência e acabaram diminuindo suas chances de permanecer no grid em 2025.

Com a Williams já comprometida com Alex Albon e Carlos Sainz como titulares para 2025, a Alpine aproveitou a oportunidade para contratar Colapinto como reserva. Segundo Catarineu, as conversas com a equipe francesa começaram quase simultaneamente às negociações com a Red Bull. “Flavio (Briatore, consultor da Alpine) disse: ‘Eu quero ele, e quero assim e assim.’ Foi complicado, mas ele nunca perdeu o interesse”, acrescentou.

Em sua nova função, Colapinto realizará trabalhos no simulador e participará de um programa de TPC (Testes com Carros Anteriores) com a Alpine. Questionamentos sobre o futuro de Jack Doohan na equipe, ainda deixam em aberto a possibilidade de Colapinto assumir uma vaga no grid durante a temporada 2025, já que Doohan teria sua vaga garantida por contrato, apenas nos primeiros seis GPs do ano.

Para Colapinto, o momento representa uma virada na carreira. “Ele está muito feliz. Há poucos meses, não sabíamos se ele teria uma chance na Fórmula 1. Agora ele tem. E isso é muito significativo para ele”, concluiu Catarineu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.