Paul Monaghan, engenheiro chefe da Red Bull Racing, acredita que Fernando Alonso ainda possui as habilidades necessárias para conquistar seu terceiro título na Fórmula 1, desde que conte com um carro competitivo.
Alonso, que não vence uma corrida desde 2013, teve um forte início de temporada em 2023 com a Aston Martin, conquistando seis pódios nas primeiras oito corridas daquela temporada, mas o desempenho da equipe caiu significativamente ao longo do ano. No entanto, Monaghan acredita que o piloto espanhol, atualmente com 43 anos, mantém a calma e a determinação para vencer.
“Ele é implacável. Se você lhe der a chance de vencer, ele não vai estragar, não se preocupe”, disse Monaghan à DAZN, lembrando da calma de Alonso em sua primeira vitória na Hungria em 2003.
Com a mudança de regulamento prevista para 2026, a Aston Martin espera se tornar mais competitiva. A equipe contratou Adrian Newey, renomado projetista da F1, que estava na Red Bull, e está investindo em uma nova sede para fortalecer sua infraestrutura, além de contar com unidades de potência Honda a partir de 2026.
Monaghan acredita que um possível confronto entre Alonso e Max Verstappen seria um espetáculo: “Teríamos que fazer muitos carros, porque eles não estariam separados por meio milímetro. Imagino que seriam rápidos, justos, implacáveis. Os rádios estariam bem ocupados, mas haveria respeito entre os dois. Seria sensacional. Honestamente, se Fernando nesta fase de sua carreira puder lutar contra Max, parabéns a ele. Seria ótimo ver isso”, completou o engenheiro da Red Bull.