Lando Norris sabe que terá muita pressão sobre seus ombros na temporada 2025 da Fórmula 1. O piloto britânico entrará na nova temporada com a esperança de ajudar a McLaren a defender o título de construtores conquistado em 2024, mas também com a expectativa de brigar pelo título no campeonato de pilotos. Para isso, o piloto de 25 anos afirmou que ‘está pronto para lutar contra todos’.
A temporada de 2024 foi uma surpresa para Norris e a McLaren, que chegaram à frente do grid quando muitos esperavam que ficassem muito atrás de Red Bull Racing e Ferrari. No entanto, após o GP de Miami, a primeira vitória de Norris na F1, ficou claro que o piloto britânico e a equipe tinham ritmo para brigar pelos títulos. No meio da temporada, ficou evidente que a McLaren era a equipe a ser batida, mas Norris não conseguiu aproveitar várias oportunidades, enquanto Max Verstappen também fez corridas sublimes para mantê-lo à frente na classificação de pilotos.
Depois da grande corrida do holandês no GP de São Paulo (onde largou em P17 e venceu a prova), Verstappen praticamente garantiu o título, com Norris ficando apenas a um passo devido a alguns resultados decepcionantes. No entanto, ele conseguiu deixar tudo isso para trás no GP de Abu Dhabi, com uma fantástica corrida que selou o título de construtores para a McLaren, liderando desde o início e conquistando a vitória após seu companheiro de equipe Oscar Piastri rodar na primeira volta e terminar apenas em 10º.
Agora, com a disputa vitoriosa do título de construtores em seu currículo, além de ter experimentado uma batalha pelo campeonato de pilotos, Norris está pronto para a temporada de 2025: “Para nós entrarmos no próximo ano dizendo: ‘Temos o que é preciso, temos um carro’… Acredito que sou um piloto bom o suficiente e tenho tudo o que é preciso”, disse o britânico em conversa com a BBC.
“Estou animado para entrar em 2025 sabendo que aprendi muito, que melhorei muito e estou pronto para lutar contra todos. Confiança é algo com que lutei no passado, e provavelmente só construí o suficiente ao longo da última temporada. Tenho confiança de que sou um piloto bom o suficiente para vencer o campeonato em 2025, e posso enfrentar quem quiser lutar comigo por ele”, acrescentou.
Mas para Norris, ainda há um pouco dele que olha para a temporada de 2024 com decepção após perder o título de pilotos para Verstappen. Naquela corrida decisiva em Interlagos, o holandês fez uma corrida sublime na pista molhada, saindo da 17ª posição para vencer, enquanto Norris só conseguiu terminar em 6º após largar da pole position.
“Quando aquela sensação de ‘acabou’ se instala, é difícil”, continuou Norris. “Isso é o que faço desde criança, é tudo o que quero fazer. Então, assim que essa espécie de vela se apaga e acaba, dói.”
“Foi um ano em que, na verdade, fiquei muito orgulhoso do meu desempenho. Orgulhoso de me apresentar sob a pressão que estivemos, entregando quando tive que entregar. Cometi meus erros e, ao mesmo tempo, aprendi muito com esses erros”, concluiu o britânico.