Fórmula 1: FIA volta atrás e muda testes nas asas

A FIA surpreendeu a todos ao anunciar uma mudança drástica em sua postura em relação às asas flexíveis na Fórmula 1. Após um ano de debates e controvérsias, a entidade máxima do automobilismo decidiu endurecer os testes para verificar a legalidade das asas dianteiras e traseiras a partir da temporada 2025.

Essa questão das asas flexíveis ganhou destaque em 2024, com Ferrari e Red Bull levantando preocupações sobre as asas dianteiras de McLaren e Mercedes. Embora o regulamento da FIA estabeleça limites precisos para a flexibilidade das asas, os resultados são medidos apenas por meio de testes estáticos, devido à dificuldade de realizar testes dinâmicos ‘ao vivo’.

Para investigar se algumas asas dianteiras estavam flexionando além do limite legal, a FIA instalou câmeras nos carros a partir do GP da Bélgica do ano passado, impondo pontos de medição para observar as oscilações das abas das asas. A FIA se declarou satisfeita com seus procedimentos de teste para o restante da temporada, levando o diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, a declarar recentemente que não haveria mudanças nos testes para a temporada 2025.

Tombazis, no entanto, afirmou recentemente: “Um dos desafios na asa dianteira, é que em comparação com outras partes do carro, o carregamento da asa dianteira é muito mais variado entre os carros em um determinado local e assim por diante, o que significa que as medições podem nem sempre ser 100% precisas.”

Mesmo assim, sua posição permaneceu clara e aparentemente inequívoca. Aproximadamente um mês depois, no entanto, a posição da FIA mudou drasticamente, e agora haverá testes adicionais da asa traseira a partir da primeira corrida na Austrália, em meados de março, enquanto uma repressão às asas dianteiras estará em vigor a partir do GP da Espanha, no início de junho.

Em uma declaração a FIA afirmou: “Após uma análise mais aprofundada pelo Departamento de Monopostos da FIA, depois da temporada de 2024, estamos determinados a garantir que a flexibilidade da carroceria não seja mais um problema para a temporada de 2025. Como parte desse esforço, expandiremos o escopo dos testes da asa traseira a partir do início da temporada de 2025 e introduziremos testes adicionais da asa dianteira a partir do GP da Espanha. Essa abordagem faseada permitirá que as equipes se adaptem sem descartar desnecessariamente as peças existentes. Esses ajustes visam controlar e fazer cumprir as regras de flexibilidade da carroceria para criar um campo de jogo nivelado para todos os concorrentes e promover corridas justas e emocionantes”, encerra o comunicado.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.