LAT
O piloto brasileiro, Pietro Fittipaldi, desempenhou um papel importante nos bastidores da Haas na Fórmula 1 por muitos anos, como piloto de testes e reserva. No entanto, seu futuro na equipe para a temporada de 2025 parece incerto. O neto do ex-piloto e bicampeão de F1, Emerson Fittipaldi pode ter um papel ainda menor, ou talvez nem tenha um papel no time americano este ano.
Desde 2019, o brasileiro está ligado à menor equipe da Fórmula 1. Ele correu em dois GPs em 2020, substituindo o então lesionado Romain Grosjean, com seu melhor resultado sendo um 17º lugar. Na temporada passada, ele também foi um dos pilotos reservas da equipe. No entanto, nas duas vezes em que o piloto titular Kevin Magnussen não pôde pilotar (por ter uma suspensão ou estar doente), Oliver Bearman foi quem u a vaga.
Além disso, ele foi piloto de testes dos americanos nos últimos cinco anos, embora esses testes não tenham sido muitos. Só no início deste ano a Haas realizou seu primeiro teste chamado TPC, onde o carro de duas temporadas atrás foi usado. Durante esse teste, Bearman, Esteban Ocon e o protegido da Toyota, Ritomo Miyata, pilotaram, mas não Fittipaldi.
Parece cada vez mais provável que o papel de Fittipaldi na Haas esteja diminuindo ou que ele não terá nenhuma função na equipe. Quando questionada, a Haas não confirmou se o brasileiro ainda coopera com a equipe. Oficialmente, os pilotos reservas para 2025 também não foram anunciados, mas por enquanto Fittipaldi não parece ser a primeira escolha caso um reserva seja necessário.
Segundo o GPblog, caso Esteban Ocon ou Bearman, os pilotos titulares da Haas a partir de 2025 não possam correr em um final de semana de GP, a equipe espera contar com Ryo Hirakawa, piloto que participou do TL1 em Abu Dhabi na temporada passada e que também é agora piloto reserva oficial da Alpine.
Kevin Magnussen, que se juntou à BMW no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e também é ativo em sua contraparte americana, a IMSA, manteve alguns vínculos com a Haas e também estaria disponível como reserva em alguns GPs.
Não deve demorar para a Haas anunciar oficialmente quais pilotos estão ligados à equipe este ano, e agora resta saber se Fittipaldi estará entre eles.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.