Fórmula 1: Horner desmente Marko sobre Newey bloquear Tsunoda

Christian Horner, chefe da equipe Red Bull Racing, contradisse as declarações feitas esta semana pelo consultor da equipe, Helmut Marko, sobre a suposta influência do renomado projetista Adrian Newey nas decisões relacionadas à escolha de pilotos da equipe na Fórmula 1. Segundo Horner, ‘Newey nunca esteve envolvido nas decisões sobre pilotos na equipe’.

Marko havia afirmado que Newey era contrário à promoção de Yuki Tsunoda e que a Red Bull Racing levou essa opinião em consideração ao preterir o piloto japonês em favor de Liam Lawson, que foi escolhido para substituir Sergio Pérez ao final da temporada de 2024, mais uma vez deixando Tsunoda de lado na equipe Racing Bulls. No entanto, Horner afirmou que Newey nunca participou das discussões sobre a formação de pilotos nas equipes da ‘família’ Red Bull.

Em sua declaração, Marko havia mencionado um incidente em Silverstone em 2022, onde Tsunoda se envolveu em um toque com o carro de Max Verstappen, potencialmente custando a vitória ao holandês. Desde então, o consultor da Red Bull sugeriu que Newey teria nutrido uma certa animosidade em relação ao piloto japonês.

Contudo, Horner foi enfático ao negar qualquer participação de Newey na escolha dos pilotos da Red Bull: “Não, Adrian nunca esteve envolvido em decisões sobre pilotos. Pelos comentários que vi, acho que Helmut estava se referindo a um incidente em 2022 em Silverstone.”

Na mesma entrevista, Horner esclareceu que a função de Tsunoda é apoiar Verstappen, o claro piloto número um da Red Bull Racing na luta pelo título. No TL1 em Suzuka, o piloto japonês teve um bom início, ficando apenas três décimos atrás do tetracampeão. No TL2, Tsunoda não conseguiu mostrar muito, devido às múltiplas interrupções com bandeira vermelha.

🎥 Último vídeo no canal