O desempenho de Sergio Perez caiu drasticamente ao longo da temporada 2024 da Fórmula 1, o que levou a Red Bull Racing a dispensar o piloto mexicano após o final da temporada passada, mesmo ele tendo contrato válido até o fim de 2025. Muitas vezes, os fãs de Perez pareciam apontar o dedo, não para a habilidade de seu piloto, mas para a segunda voz em sua cabeça, o engenheiro de corrida, Hugh Bird. Com Richard Wook assumindo o lugar de Bird para trabalhar com Liam Lawson (que substituiu Perez), significa que os fãs de Perez estavam certos? O chefe da Red Bull, Christian Horner, explica o raciocínio por trás da mudança.
Lawson não será a única mudança no segundo lado da garagem da Red Bull Racing, com Wood assumindo o papel de engenheiro de corrida no lugar de Bird. Durante a sessão de imprensa antes do evento ‘F1 75 Live’, Horner falou sobre a decisão da equipe de dar a Bird uma função diferente dentro da estrutura da Red Bull.
Bird foi substituído por Wood devido à falta de desempenho? Bird tirou uma licença paternidade em 2024, faltando a três finais de semana de corrida. “Foi uma mudança natural. Hugh recentemente aumentou sua família. Seu conjunto de habilidades pode realmente ser bem utilizado dentro da fábrica. Então foi uma situação ganha-ganha”, disse o britânico à imprensa.
“Ele terá alguns momentos mais agradáveis em casa, mas ao mesmo tempo, ele desempenha um papel fundamental em nosso departamento de dinâmica de veículos, trazendo todo o conhecimento e experiência da pista para esse departamento. Ele é um engenheiro incrivelmente brilhante e será um trunfo para isso. Ao mesmo tempo, faz parte da evolução natural da equipe, onde dá a Woody a chance de assumir a função de engenheiro de Liam. Então, foi apenas uma junção natural das coisas para que isso acontecesse”, finalizou Horner.