Foto: XPB Images
Christian Horner comentou sobre os desafios da Honda no desenvolvimento do motor para 2026 na Fórmula 1 diante das mudanças no regulamento, mas acredita que a marca japonesa será competitiva.
A Honda se juntou a Red Bull em 2018 e ajudou a equipe a conquistar o título com Max Verstappen em 2021. Depois disso, a marca decidiu se afastar da F1, deixando a Red Bull no controle dos motores. Com isso, a equipe criou sua própria divisão de motores e fechou parceria com a Ford para 2026.
Com as mudanças no regulamento para 2026, os motores terão combustíveis sustentáveis, perderão o MGU-H (Motores híbridos) e terão mais potência elétrica.
O presidente da Honda Racing Corporation, Koji Watanabe, admitiu que o projeto não tem sido fácil. “Tudo é muito difícil, mas estamos dando o nosso melhor”, disse Koji.
Mesmo com os desafios, Horner acredita que a Honda vai conseguir entregar um motor forte. “É um grande desafio, afinal, eles encerraram o projeto e depois retomaram. Talvez tenham perdido um pouco de tempo com isso, mas são uma empresa muito capaz e têm grande força.Tenho certeza de que terão um motor competitivo em 2026,” comentou Horner.
A Red Bull Powertrains, que está desenvolvendo um motor próprio em parceria com a Ford, será uma das novas fabricantes na F1 a partir de 2026. Além da Red Bull e da Honda, Mercedes e Ferrari continuarão, enquanto a Audi fará sua estreia na categoria. A GM (Cadillac) também planeja entrar com um motor próprio.
Horner reconhece que o projeto da Red Bull para 2026 não é simples. “Você sempre quer mais tempo, mas é um grande desafio para nós produzir nosso próprio motor do zero, uma empresa nova nesse setor, mas estamos indo bem. Claro que nunca sabemos exatamente o que nossos concorrentes estão fazendo. É um grande desafio, mas, para nós, é o caminho certo,” concluiu.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.