Fórmula 1: Marko acredita que RB21 é mais previsível do que carro de 2024

A equipe Red Bull Racing demonstra otimismo quanto à solução dos problemas de equilíbrio que afetaram o desempenho do carro em 2024. Segundo Helmut Marko, consultor da equipe, os primeiros testes com o novo RB21 indicam que as revisões implementadas entregaram um carro mais previsível e competitivo para a temporada 2025 da Fórmula 1.

Mesmo com a grande semelhança visual do RB21 com seu antecessor, o RB20, que sofreu com um desenvolvimento inadequado e problemas de equilíbrio durante a última temporada, Christian Horner, chefe da equipe, assegurou que as mudanças significativas estão nos detalhes internos do carro.

Marko destacou que as corridas longas realizadas no primeiro dia dos testes de pré-temporada, foram realmente competitivas, e que o carro responde às alterações de forma mais previsível. “Todos os problemas que tivemos no ano passado, acho que melhoraram ou talvez tenham sido resolvidos”, afirmou Marko ao Motorsport.com.

Max Verstappen, que encerrou o primeiro dia de testes na terceira posição, expressou satisfação com o comportamento do RB21. “Em termos de pilotagem, tudo correu bem”, disse Verstappen. “Apenas boas surpresas, o que é positivo. Ainda não sabemos onde estamos em termos de ritmo, mas tudo está funcionando bem e o carro está fazendo o que eu quero.”

O piloto holandês destacou que o foco dos testes não é buscar o tempo de volta perfeito, mas sim explorar a janela de operação do carro e coletar dados para o desenvolvimento futuro. “Estamos constantemente aprendendo e experimentando coisas diferentes. Não se trata de fazer a volta perfeita, mas de trabalhar em nosso programa de testes e aprender em que direção precisamos desenvolver o carro para controlá-lo”, completou Verstappen.