F1
|
5 de abril de 2025 20:15

Fórmula 1: McLaren vai ajustar carro para Norris se sentir mais à vontade

Share

A McLaren acredita ter identificado o principal ponto que pode destravar todo o potencial de Lando Norris nas classificações da temporada 2025 da Fórmula 1. O piloto britânico, embora constantemente veloz, tem tido dificuldade em maximizar o desempenho do MCL39 em voltas rápidas, especialmente nas primeiras tentativas de Q3.

Durante o fim de semana do Grande Prêmio do Japão, Norris foi superado por Max Verstappen na disputa pela pole position. O piloto da Red Bull cravou uma volta brilhante nos minutos finais da sessão e largará na frente pela quarta vez consecutiva em Suzuka. Norris, que vinha dominando os treinos livres ao lado do companheiro de equipe Oscar Piastri, acabou garantindo a segunda colocação no grid, com uma volta mais conservadora após errar na primeira tentativa.

Andrea Stella, chefe da equipe britânica, comentou sobre a dificuldade que Norris enfrentou para encontrar o equilíbrio ideal. Segundo ele, as mudanças nas condições da pista e no vento dificultaram a adaptação dos pilotos.

“Não acho que isso tenha sido exclusivo do Lando. A mudança de direção do vento entre sexta e sábado obrigou os pilotos a reaprenderem onde estava o limite de aderência. Na verdade, na TL3, eles ainda estavam tentando entender isso”, explicou o dirigente.

Apesar das dificuldades, Stella afirmou que a McLaren compreendeu melhor o que precisa ser feito para que Norris se sinta mais confortável na hora de forçar ao máximo durante uma volta lançada.

“Com o Lando, sabemos que há um aspecto do carro que precisa ser melhorado para permitir que ele consiga ter um fluxo mais natural ao atacar desde o início. Esse ponto foi claramente identificado e estamos planejando trabalhar nisso nas próximas corridas”, revelou.

O italiano detalhou que a sensibilidade da resposta do carro ao estilo agressivo de pilotagem de Norris pode estar dificultando sua vida na fase mais decisiva da classificação.

“É uma questão de como o piloto interage com o carro e como o carro responde. No momento, o carro está um pouco sensível demais para o que ele espera. Isso gera uma desconexão entre o que o piloto tenta fazer e o que o carro realmente entrega”, completou.

Enquanto isso, Oscar Piastri parece ter se adaptado melhor ao modelo atual. Stella reconhece que o australiano tem uma abordagem diferente e está mais confortável com as características específicas do MCL39.

“Em relação a esse ponto específico, o Oscar está um pouco mais à vontade. Mas, assim como o Lando, ele também tem áreas onde pode melhorar. Os dois têm expectativas ligeiramente diferentes em relação ao comportamento natural do carro, e isso nos oferece oportunidades para evoluir de ambos os lados da garagem”, finalizou o chefe da equipe.

Com a McLaren se consolidando como uma das principais forças da temporada, ajustes finos como esse podem ser cruciais na luta contra Red Bull e Mercedes ao longo do campeonato.

🎥 Último vídeo no canal

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.