F1
|
9 de fevereiro de 2025 10:36

Fórmula 1: Mecânico da Red Bull minimiza palavrões falados por pilotos

Calum Nicholas, mecânico da Red Bull Racing, minimizou a polêmica em torno do uso de linguagem forte (palavrões) por pilotos da Fórmula 1, defendendo Max Verstappen e outros competidores. Em meio ao debate sobre a adequação da linguagem dos pilotos, inclusive com comentários do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, Nicholas argumenta que a responsabilidade de educar crianças sobre linguagem apropriada recai sobre os pais, e não sobre os pilotos.

Em entrevista à talkSPORT, Nicholas comentou sobre as reclamações de Verstappen sobre o RB20 durante a temporada de 2024. Apesar de sua função na construção e ajuste do carro, o mecânico não se sente ofendido com as observações do piloto. “Ouvimos os pilotos no rádio durante as corridas, em meio às disputas, e sua linguagem pode ser forte. Acho que o importante é lembrar que eles realmente estão operando naquela janela em que estão sob muita pressão”, disse ele. “Nunca nos sentamos na garagem e ouvimos esses comentários e pensamos: ‘Oh, não acredito que ele está sendo maldoso conosco’. Essa não é realmente a natureza das pessoas que trabalham no esporte.”

Nicholas também afirmou que palavrões são comuns na garagem da equipe. “É um ambiente de alto estresse. Mas também, quando olho para isso, não é uma coisa ofensiva. Eu disse outro dia, às vezes, quando as pessoas estão usando palavrões na garagem, há sorrisos enquanto o fazem. Isso não necessariamente diz o humor, é apenas uma palavra”, disse ele.

O mecânico da Red Bull enfatizou que os pais são os responsáveis por ensinar seus filhos sobre o uso apropriado da linguagem. “Tenho uma filha de seis anos e digo a ela: ‘Olha, existe uma linguagem que é apropriada em algumas situações e não em outras’. Acho que muitas vezes as pessoas dizem: ‘Essas estrelas (pilotos), têm uma responsabilidade como modelos’, e eu digo que, para mim, como pai, acho que essa responsabilidade é minha de ensinar meus filhos o que é apropriado em alguns ambientes e o que não é apropriado em outros ambientes. Acho que, como pai, você deve assumir essa responsabilidade para si mesmo, em vez de esperar que todos os outros sejam seu modelo”, acrscentou.

Por fim, o mecânico falou sobre a relação entre pilotos e equipe: “Pilotos, engenheiros e nós nas garagens, é uma verdadeira relação construída na confiança. Estamos em uma posição privilegiada com nossos pilotos. Sabemos que com Max, se entregarmos a ele o carro que ele precisa, ele entregará os resultados. É muito disso. A pressão está lá, mas é uma pressão internalizada. Mais do que qualquer coisa, é de nós mesmos. Nós somos nossos maiores críticos”, concluiu Nicholas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.