Fórmula 1: Norris acredita que rivalidade com Piastri não vai mudar a McLaren

Lando Norris afirmou que o desejo dele e de Oscar Piastri de serem o principal candidato ao título dentro da McLaren, não irá mudar a forma como a equipe conduzirá a temporada 2025 da Fórmula 1.

Na temporada passada, Norris e Piastri juntos encerraram a longa seca de títulos da McLaren, ultrapassando a rival de longa data, Ferrari, além da Red Bull Racing, no Campeonato de Construtores. No entanto, nenhum dos dois pilotos conseguiu capitalizar o MCL38 da McLaren, que se tornou conhecido como o carro de referência para deter Max Verstappen, que foi coroado com duas corridas de antecedência.

Norris emergiu como o rival mais próximo do holandês, levando a McLaren a intervir com oito etapas restantes, para priorizar suas perspectivas sobre seu companheiro de equipe. Mas embora tenha ficado 82 pontos atrás de Norris, Piastri está entrando na próxima temporada, sua terceira na F1, mais convencido de que tem os recursos para montar um desafio ao título.

A posição de Piastri não surpreendeu Norris, que está certo de que a confiança de seu companheiro de equipe, não terá impacto na forma como a McLaren correrá quando a temporada começar.

Questionado se a McLaren ter dois pilotos fortes ​​poderia ser um obstáculo quando Verstappen está prestes a ser o único piloto de ponta na Red Bull, Norris disse à Motorsport Week: “É muito difícil dar uma resposta que cubra a temporada. Não há uma resposta que cubra tudo. Acho que a forma como lidamos com as coisas no ano passado foi muito boa. Mas como acabei de dizer, é um ano diferente. Como começarmos o ano, isso pode mudar tudo. Eu sei que Oscar está faminto por um título, e todo piloto está. E com certeza ele é capaz de vencer um campeonato. Mas ao mesmo tempo, comigo levando uma corrida de cada vez, e essa é a nossa mentalidade como equipe, todos sabem que queremos vencer um ao outro, e você quer ser o melhor na equipe, e isso é normal, essa é a expectativa. Mas não acho que isso mude nada. Espero que não mude de alguma forma, mas sei que provavelmente de alguma forma pode mudar, porque isso é competitividade. Todo piloto quer sair e provar seu ponto”, disse ele.

Norris afirmou que não se orgulhou de ter ofuscado a primeira vitória de Piastri na F1 na Hungria na temporada passada, quando mostrou uma relutância inicial em concordar com uma ordem da equipe. No entanto, ele disse que cabe a ambos os pilotos e à McLaren garantir que uma situação como essa seja evitada, caso surjam mais momentos como esse durante a nova temporada.

“Não existe apenas: ‘Isso é o que vai acontecer, é assim que vai acontecer’. Essa é a maneira incorreta de fazer as coisas, mas definitivamente estabelecemos um bom padrão no ano passado de como podemos trabalhar juntos como equipe, e como você sabe, até Baku, não havia prioridade sobre um ou outro, era praticamente vocês estão lutando um contra o outro, vocês estão correndo um contra o outro, depende de vocês, e vocês sabem que têm que deixar mais um metro quando há um carro da equipe lá. Sim, honestamente, não muda muita coisa e, se mudar, o que talvez mude, isso acontecerá ao longo da temporada, fim de semana a fim de semana”, completou Norris.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.