Australiano quer superar Norris e Verstappen na briga pelo título da F1
Oscar Piastri se prepara para sua terceira temporada na Fórmula 1 com a convicção de que pode disputar o título mundial. Após dois anos sem conseguir se envolver diretamente na luta pelo campeonato, o australiano acredita que 2025 será diferente, desde que consiga executar tudo da melhor forma possível.
Em evento de imprensa realizado em Londres, Piastri refletiu sobre suas temporadas anteriores e destacou pontos que precisa aprimorar para ser mais competitivo. Segundo ele, ao longo das duas temporadas que teve, a história foi um pouco diferente em ambas. Na última temporada, ele acredita que tornou a vida difícil para si mesmo na classificação durante grande parte do ano, mas sentiu que melhorou como piloto em muitas outras áreas e foi capaz de mostrar do que é capaz em vários aspectos.
“Então, trata-se de melhorar em todos os aspectos. Acho que garantir que eu me classifique um pouco melhor é provavelmente uma prioridade maior, mas há coisas que posso aprimorar que me ajudarão não apenas na classificação, mas em geral.”
O piloto da McLaren reconhece que sua prioridade deve ser melhorar o desempenho nos treinos classificatórios, mas acredita que há coisas que pode aprimorar que o ajudarão não apenas na classificação, mas também no geral.
Como Piastri pretende superar Norris e Verstappen
O australiano acredita que, quando consegue juntar todos os elementos corretamente durante um fim de semana de corrida, pode estar entre os melhores. Para ele, o desafio é garantir que consiga fazer isso todas as vezes em que estiver na pista.
“Acho que é isso que preciso fazer. Sei que, nos finais de semana em que consigo colocar tudo no lugar e dar o meu melhor, posso ser o melhor lá fora. E é só uma questão de garantir que eu consiga fazer isso toda vez que estiver na pista.”
Nos seus dois primeiros anos na McLaren, Piastri foi superado por Lando Norris, mas em 2024 já conseguiu se aproximar mais do companheiro de equipe. Além disso, ele sofreu com a demora na introdução de atualizações no carro, já que a equipe priorizou Norris na disputa pelo título. Em 2025, no entanto, os dois podem estar na briga desde o início, e Piastri sabe que precisará ser competitivo desde a primeira corrida para se colocar como candidato real.
Historicamente, o terceiro ano de um piloto na Fórmula 1 é visto como um momento crucial para seu desenvolvimento. Franz Tost, ex-chefe da AlphaTauri, sempre defendeu que três temporadas eram o tempo necessário para um piloto mostrar todo o seu potencial. Piastri já provou sua velocidade, mas agora precisa dar o passo final em termos de consistência para superar Norris e adversários de peso como Max Verstappen e Lewis Hamilton.