O diretor de corridas da VCARB, Alan Permane, acredita que a recuperação da equipe após erros no desenvolvimento durante a temporada de 2024 da Fórmula 1 mostrou uma “força significativa”.
Permane se juntou à VCARB no início de 2024. Sua estreia começou de forma positiva, com a equipe disputando posições no meio do grid.
“Começamos a temporada com um carro decente e rapidamente adicionamos desempenho a ele. Ao longo das primeiras corridas, melhoramos,” disse Permane.
No GP da Espanha, a VCARB ocupava a sexta posição no campeonato com 28 pontos á frente da Haas, em sétimo. No entanto, uma nova atualização para melhorar o desempenho acabou prejudicando a equipe.
“Tivemos um erro em Barcelona, onde trouxemos uma atualização que achávamos que seria muito forte, mas no fim não foi o caso,” disse ele.
A VCARB passou meses tentando se recuperar, e Permane destacou que os erros foram essenciais para o aprendizado da equipe.
“Fiquei impressionado. Focamos apenas nos dados e nos fatos, e o fato é que fomos horríveis. Os dois carros saíram no Q1 em Barcelona. Sabíamos que estávamos distantes. Mas todos aceitaram isso, e trabalhamos juntos para corrigir o erro. No final, sabíamos que seria bom, porque aprenderíamos com os erros. Houve disposição para aprender, e nós melhoramos,” comentou Permane.
Apesar disso, a VCARB terminou em oitavo lugar no campeonato, atrás da Alpine e da Haas. Permane reconheceu que, o desempenho da equipe poderia ter sido diferente sem os problemas no meio da temporada.
“Se tivéssemos mantido a trajetória desde Miami, a temporada teria sido bem diferente. Mas acho que, todas as equipes passam por isso, porque esses carros são difíceis de adicionar downforce de forma consistente, corrida após corrida. Agora estamos de volta ao caminho certo,” concluiu.