Foto: XPB Images
A Racing Bulls, equipe júnior da Red Bull Racing, está adaptando seu carro para ajudar o estreante Isack Hadjar, que correrá ao lado de Yuki Tsunoda. A parceria com a Red Bull, apesar dos benefícios, traz consigo a necessidade de adaptações constantes nos carros, devido à frequente movimentação de pilotos entre as equipes.
Segundo Jody Egginton, diretor técnico da Racing Bulls, a equipe busca oferecer um carro ‘amigável’ para o piloto em sua primeira temporada na Fórmula 1. O objetivo é proporcionar um carro consistente, que não surpreenda o piloto, com uma boa janela de configuração, permitindo que Hadjar explore o que ele deseja do carro e aprenda o mais rápido possível.
“Quando jovens pilotos são novos na Fórmula 1, eles ainda estão evoluindo, e você tem que ter isso em mente”, afirmou o diretor técnico. “Você quer dar a eles um carro que, em termos de F1, seja amigável ao piloto, então um carro que seja consistente em seu comportamento não seja algo que surpreenda. Um que tenha uma boa janela de configuração para que possamos explorar com eles o que eles querem do carro, e também um carro que os permita aprender”
Uma desvantagem adicional disso é que significa que a equipe não pode mudar o carro prontamente, o que pode limitar o desenvolvimento. “Tentar aprender na F1, especialmente no início da temporada e pré-temporada, quando o carro ainda pode ser inconsistente ou não confiável, é difícil, então você quer dar a eles uma plataforma que eles possam entender. Estamos rodando no simulador em segundo plano, então, paralelamente, eles estão aprendendo lá”, acrescentou.
“Eles também precisam aprender a dar um bom feedback e entender o que é importante. Se eu tivesse que escolher algo que um jovem piloto precisa, é um carro consistente no qual ele possa construir confiança. Tentamos tornar a experiência o mais amigável possível para que eles possam aprender o mais rápido possível com o mínimo de risco e com o mínimo de confusão”, completou Egginton.
A Racing Bulls tem um histórico de revelar grandes nomes do automobilismo, como Sebastian Vettel, Max Verstappen, Mark Webber, Carlos Sainz, Liam Lawson, Alexander Albon, Pierre Gasly e o próprio Yuki Tsunoda. Hadjar, de vinte anos, se junta a essa lista após dois anos na Fórmula 2, onde conquistou o segundo lugar na classificação final da temporada de 2024. O piloto franco-argelino assume o lugar de Liam Lawson, outro piloto júnior da Red Bull que foi promovido para a equipe principal.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.