Fórmula 1: Red Bull explica pit stop lento de Verstappen

A Red Bull Racing revelou que a utilização de uma ‘equipe reserva’ contribuiu para a lentidão no pit stop de Max Verstappen durante o GP do Japão de Fórmula 1. A informação foi divulgada pelo chefe da equipe, Christian Horner.

Mesmo com a parada nos boxes ter custado cerca de um segundo para Verstappen em relação a Lando Norris da McLaren na volta 22, o piloto holandês conseguiu manter a liderança e conquistar a vitória em Suzuka. A perda de tempo permitiu que Norris se aproximasse de Verstappen na saída dos boxes, mas o piloto da McLaren acabou indo para a grama, perdendo o impulso do momento.

Horner afirmou que a equipe estava ciente da aproximação dos pit stops e que a manobra da McLaren de simular uma parada com Norris (na volta 18), não os induziu a antecipar a parada de Verstappen, pois isso o colocaria no tráfego.

“Não tivemos um pit stop totalmente limpo, temos uma equipe reserva, com dois membros ausentes neste fim de semana”, disse Horner à imprensa após a corrida em Suzuka. Ele acrescentou que, apesar da aproximação de Norris na saída dos boxes, o piloto da McLaren nunca chegou a estar lado a lado com Verstappen.

Horner também mencionou que a lentidão no pit stop de Verstappen, impediu a realização de um ajuste planejado na asa dianteira do RB21. Essa falta de ajuste gerou um pouco mais de subesterço no carro do holandês no segundo stint, mas a equipe de engenharia conseguiu realizar ajustes remotos para ajudar o holandês a compensar o problema.

Questionado sobre a possibilidade de a McLaren ter ultrapassado Verstappen com um ‘undercut’, Horner admitiu que essa era uma estratégia que poderia dar certo, e que poderia ter funcionado. No entanto, Verstappen demonstrou ritmo suficiente com os pneus duros nas trinta voltas finais, para neutralizar qualquer ameaça da McLaren.

🎥 Último vídeo no canal