Foto: XPB Images
George Russell demonstrou surpresa com a decisão de Max Verstappen durante o início do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. Segundo o piloto da Mercedes, o holandês poderia ter evitado a penalização de cinco segundos, se tivesse devolvido a posição conquistada fora dos limites da pista.
Logo na primeira volta da corrida em Jeddah, Verstappen disputava posição com Oscar Piastri quando, na entrada da curva 1, acabou utilizando a área de escape para manter a liderança. O piloto da Red Bull Racing retornou à pista ainda na frente, mas não cedeu a posição ao australiano da McLaren, como é previsto no regulamento, o que acabou gerando a punição por ganho de vantagem fora do traçado.
Russell, que largou em terceiro e testemunhou a manobra de perto, foi direto ao comentar o ocorrido: “Fiquei bastante surpreso por ele não ter devolvido a posição de imediato, para ser honesto. Não há muito mais o que dizer”, afirmou o britânico após a corrida.
Fernando Alonso, da Aston Martin, preferiu não se aprofundar na situação, embora tenha reconhecido que esse tipo de incidente não é raro: “Parece que essas coisas acontecem com facilidade. Mas eu não vi, estava focado na minha corrida. Não tenho ideia”, disse o bicampeão.
A penalidade aplicada a Verstappen reacende discussões sobre os limites da pista e a conduta esperada dos pilotos em situações de disputa acirrada, principalmente logo após a largada.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.