Fórmula 1: Todt decepcionado com tratamento que recebe da Ferrari

Jean Todt, figura histórica da Ferrari, expressou sua decepção com a forma como tem sido tratado pela equipe nos últimos anos. O francês, que foi chefe da equipe durante um de seus períodos de maior sucesso ao lado de Michael Schumacher, afirmou que não teve nenhum contato com a Ferrari desde que deixou a presidência da FIA em 2021.

“Depois que saí, ainda conversei com alguns membros da equipe. Mas desde que deixei a FIA, nunca mais tive nenhum contato”, afirmou Todt ao jornal italiano La Repubblica. “Devo dizer que estou perplexo, considerando quanto tempo dediquei a esta empresa incrível e os muitos sucessos que tivemos”.

Todt relembrou sua chegada à Ferrari em 1993: “Quando entrei em 1993, o castelo estava em ruínas”. Ele explicou que a equipe de design estava na Inglaterra na época e o túnel de vento era antigo e inutilizável. “Pouco a pouco, transformamos em uma joia”, acrescentou.

O ex-chefe da Ferrari fez questão de ressaltar que não atribui o sucesso apenas a si mesmo: “Eu não teria conseguido fazer isso sozinho. Eu era bom em formar e manter uma equipe por anos, tornando-a uma equipe dos sonhos. Os catorze títulos que conquistamos na Fórmula 1 ainda estão nos livros de história. Foi o período de maior sucesso na história da Ferrari”, completou Todt.

Jean Todt foi nomeado chefe da equipe Ferrari em 1993 e desfrutou de muito sucesso com a equipe italiana nos anos seguintes. Sob sua liderança, a equipe italiana venceu 106 corridas, oito campeonatos de construtores e seis campeonatos de pilotos. Ele foi eleito presidente da FIA e sucessor de Max Mosley em 2009, cargo que deixou em dezembro de 2021, quando o atual presidente, Mohammed Ben Sulayem assumiu o cargo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.