F1
|
24 de fevereiro de 2025 10:11

Fórmula 1: Windsor critica ideia da FIA para o GP de Mônaco

Peter Windsor, comentarista de Fórmula 1, criticou duramente a proposta da FIA de adicionar mais paradas obrigatórias no GP de Mônaco. A ideia foi apresentada antes do evento ‘F1 75 Live’, que ocorreu na semana passada em Londres.

Windsor questiona a lógica da proposta, já que uma das características marcantes da corrida em Mônaco é a dificuldade extrema de ultrapassagens. Salvo algum acidente, as posições dos pilotos no sábado, na sessão de classificação, geralmente são as mesmas que eles ocuparão no domingo, ao final da corrida.

“Estou confuso com isso também, porque não acho que a regra, posso estar errado, mas não acho que essa regra diga que você deve fazer uma parada obrigatória nos boxes. O que ela diz é que você tem que usar dois compostos diferentes de pneus para pista seca”, afirmou Windsor.

O comentarista também apontou para a estreita área dos boxes de Mônaco, como outro fator que torna a proposta da FIA ainda mais incompreensível. “Há muito pouco espaço para os mecânicos trabalharem, principalmente se todos os carros estiverem entrando ao mesmo tempo. Então, o que isso basicamente está dizendo é que: ‘Temos que ter corridas melhores, mas não temos ultrapassagens, então só podemos fazer isso nos boxes’. Você quer definir mais paradas nos boxes e os mecânicos podem lidar com tudo isso. E se você tiver alguns incidentes nos boxes, suponho que isso seja bom para a TV. Porque não consigo pensar em um circuito menos propício a ter mais paradas obrigatórias nos boxes do que Mônaco. Boxes minúsculos, eles têm um limite de velocidade mais baixo por causa disso. E é uma bagunça. É sempre uma bagunça em Mônaco e nos boxes. E eles querem ter mais disso?”, questionou.

Windsor, então, apresentou sua própria sugestão para tornar a corrida em Mônaco mais interessante. Ele sugeriu que, para uma corrida, os pilotos pudessem se comunicar uns com os outros pelo rádio. Segundo o britânico, essa seria uma alternativa melhor do que introduzir mais paradas obrigatórias nos boxes. Ele ainda acrescentou que a FIA deveria realizar mais pesquisas com os fãs para entender o que eles realmente querem ver nas corridas, ao invés de simplesmente impor regras.

Essa sugestão da FIA para o GP de Mônaco, prevê dois pit stops obrigatórios, com o objetivo de aumentar, mesmo que artificialmente, a emoção dessa corrida, já que com o tamanho dos carros atuais da categoria, e a pequena largura do circuito nas ruas de Monte Carlo, ultrapassagens são praticamente impossíveis naquela corrida, que normalmente é apenas uma longa ‘procissão’ de carros de Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.