Imagine uma corrida entre um carro de F1 contra um avião acrobático de ponta cabeça. Parece doido, certo? Mas nem tanto, afinal, a Red Bull promoveu a disputa na República Tcheca e Eslováquia e divulgou os resultados da façanha nesta terça-feira (15).
Quem estava a bordo do RB7, carro utilizado na temporada 2011, era David Coulthard, ex-piloto da equipe das bebidas energéticas. Já quem comandava avião era o piloto acrobata Martin Sonka, campeão mundial do Red Bull Air Race.
O escocês e o tcheco se desafiaram em uma prova Sprint. Os competidores passaram por paisagens entre os castelos tchecos e eslovacos até chegarem ao desafio final, realizado no campo de aviação de Poprad.
Enquanto Coulthard pisou fundo e acelerou o RB7, Sonka optou por uma rota bastante alternativa: decidiu virar o avião Extra 300 SR de ponta-cabeça, a poucos metros do carro de F1. O desafio foi nomeado ‘From Castle to Castle’, ou de castelo a castelo em tradução livre.
“Nós temos uma visão muito limitada dentro dos nossos cockpits e, para voar a um nível tão baixo e invertido, tenho mais ou menos de olhar para frente para poder controlar a altura do avião. David também tem de olhar para frente, contudo, devido aos apoios de cabeça e pescoço que os pilotos de F1 utilizam, ele não consegue olhar para cima”, explicou Sonka.
“Resolvemos esse problema colocando um pequeno espelho na frente dele para que pudesse me ver e olhar adiante. Foi incrível voar nessa formação, além disso, sou um grande fã de Fórmula 1. Então, ver o carro tão perto da cabine do meu avião foi algo realmente especial”, continuou.
Já David apontou que “tudo é real. Quando a aeronave está a apenas alguns metros acima do RB7 e de cabeça para baixo, isso é real, essa é a habilidade de Martin. Ele é um profissional de excelência.”
“Realmente gosto de ter a oportunidade de pilotar o carro de Fórmula 1 em diferentes países e, aqui na República Tcheca e na Eslováquia, estamos em ruas de paralelepípedos, pistas empoeiradas e algumas belas paisagens com montanhas ao fundo. ‘From Castle to Castle’ tem sido uma jornada de descoberta para mim, além de mostrar o que um carro de Fórmula 1 pode fazer fora da pista”, concluiu.