Mesmo com as mudanças previstas na categoria, Franz Tost, diretor da equipa Toro Rosso, acredita que a Fórmula 1 só aumentará a diferença entre as equipas de topo e o resto do grid se o limite orçamental não for implementado num futuro próximo.
No momento, Mercedes, Ferrari e Red Bull comandam o topo em uma briga paralela aos demais times. Tost acredita que um teto orçamentário pode ser implantado e deve ser realizada o mais rápido possível, “a FIA e a FOM devem encontrar o caminho para reduzir os custos, porque, caso contrário, temos uma sociedade de duas classes na Fórmula 1: as equipes dos fabricantes e o resto. Isso é o que acontece agora”, disse ele ao Motorsport.com.
O diretor também relembra a diferença alarmante de rendimento “se olharmos para os resultados, os carros atrás das três equipes de topo estão 20-30-40 segundos mais lentos”.
Para ele as pessoas só mantêm o interesse na categoria devido a disputa entre Vettel e Hamilton, “porque de outra forma as pessoas não assistiriam mais a Fórmula 1, porque é entediante”, acrescentou.
Tost também questionou a falta de posicionamento da FIA e da FOM em relação a uma medida mais imediata, falando para os jornalistas o diretor disse que eles tem controle de tudo, ou seja, não a motivo para o orçamento também não estar em pauta, “eles podem controlar tudo, se quiserem”.
Confira os horários do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL com a F1Mania.net.
Veja o VOLTA GUIADA F1MANIA no CIRCUITO DAS AMÉRICAS, local do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 deste final de semana:
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.