Marta García foi a vencedora da corrida 1 da F1 Academy nos Estados Unidos. Na disputada e movimentada prova realizada na manhã deste sábado (21), conseguiu segurar as adversárias e aproveitou a pole-position para triunfar de ponta a ponta e assim, garantir o título
Para a primeira prova do final de semana, as pilotas estavam alinhadas no grid em um dia de bom tempo. O ceu estava azul e sem qualquer nuvem, enquanto o sol brilhava no início da manhã nos Estados Unidos.
Na abertura das disputas, quem alinhou na pole-position era Marta García, atual líder da classificação. Ao lado da titular da Prema vinha Abbi Pulling, fechando a primeira fila no Circuito das Américas.
Largada autorizada e a espanhola conseguiu se manter na primeira posição. Entretanto, precisou lidar com os avançou de Pulling, que colocou lado a lado com a ponteira. Entretanto, após as primeiras curvas, conseguiu manter a primeira posição.
Após a saída, García era primeira, seguida por Pulling, Nerea Martí, Jessica Edgar e Léna Bühler, vice-líder da classificação, fechando as cinco primeiras colocações.
As melhores brigas estavam mais para o fundo do pelotão. Inclusive, três pilotas colocaram lado a lado e Maite Cáceres, Emily de Heus e Grant acabaram se envolvendo em um incidente, batendo e abandonando – nisso, foi necessária a entrada do safety-car.
Com três voltas completadas, García estava à 0s825 de vantagem para o restante do pelotão. Pulling e Martí completavam as posições do pódio da corrida 1 da F1 Academy nos Estados Unidos.
O processo de remoção dos carros foi bastante demorada e demorou quatro voltas até que aparecesse a indicação de que a prova seria recomeçada.
Relargada autorizada e enquanto García conseguiu se manter em primeiro, mas lidar com a aproximação de Pullling, Bühler conseguiu dar o salto para se colocar em quarta. Depois, começou os ataques em cima de Martí, mas viu a porta fechada.
Mas as coisas não iriam se manter da mesma maneira. A atual vice-líder da classificação conseguiu deixar a espanhola de lado e em um grande lance, tomou o degrau mais baixo do pódio.
As coisas estavam insanas nas últimas voltas da corrida. Jessica Edgar deu o bote em cima de Martí e se tornou a quarta colocada, mas levou o troco e caiu mais uma vez para a quinta colocaçção.
García estava na primeira posição e puxando o restante do pelotão, mas não conseguia se desprender das adversárias, com distância de 0s535. Neste momento, conseguiu anotar a volta mais rápida da disputa com 2min08s501.
Volta número 9 e a ordem estava García, Pulling, Bühler, Martí, Edgar, Bianca Bustamante, Hamda al Qubaisi, Chloe Chong, Amna al Qubaisi e Lovefonse completando as dez primeiras colocações da disputa.
Nos últimos metros, Pulling se aproximou de maneira bastante ameaçadora de García. A inglesa tirou muito a diferença da espanhola, estando a apenas 0s160 da adversária da Prema.
Mas nada feito e na bandeira quadriculada, Marta García garantiu a sétima vitória da temporada 2023. Ainda, com o triunfo, a espanhola conseguiu o título, tornando-se a primeira campeã da história da F1 Academy. Pulling e Bühler completaram o pódio.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.