Massa chora ao vencer GP do Brasil de 2008 e perder título mundial por um ponto (Foto: Ferrari)
Apenas Nico Rosberg pode ser campeão no Brasil neste final de semana, etapa brasileira já conheceu outros seis campeões.
A etapa brasileira da Fórmula 1 promete mais uma vez ter grandes emoções, tudo isso pelo fato de ter sido palco de grandes desfechos nos últimos anos. Desde 2004, quando a prova passou do início para o final do calendário do mundial as chances dos brasileiros conhecerem o campeão sempre foi grande, como já aconteceu em seis oportunidades.
Em 2016 pode ser a sétima vez que o Autódromo Interlagos seja o protagonista de mais uma decisão, para que isso aconteça, Nico Rosberg tem que vencer, com isso, será campeão independentemente de Lewis Hamilton, seu rival direto. O alemão pode ser campeão dependendo também de outras combinações, confira:
Se Rosberg vencer o GP Brasil – Campeão
Se chegar em 2º; Hamilton precisa ser 4º
Se chegar em 3º; Hamilton precisa ser 6º
Se chegar em 4º; Hamilton precisa ser 8º
Se chegar em 5º; Hamilton precisa ser 9º
Se chegar em 6º; Hamilton precisa ser 10º
Entretanto o GP Brasil teve outros campeões, relembre aqui:
2005 – Fernando Alonso
Após cinco títulos consecutivos de Michael Schumacher, o alemão chegava no Brasil sem chances de mais uma conquista. Com o fraco desempenho da Ferrari no ano, o título poderia ser decidido aqui com apenas um terceiro lugar e brigava contra as McLarens de Juan Pablo Montoya e Kimi Raikkonen. E foi o que o espanhol conseguiu, subindo no pódio na terceira colocação, Alonso, pouco se importou com a vitória de Montoya e se sagrava, na época o campeão mais jovem da história da F1.
2006 – Fernando Alonso
O espanhol Fernando Alonso chegou em Interlagos mais uma vez perto do bicampeonato, desta vez, duelando contra o alemão Michael Schumacher que se despedia pela primeira vez da Fórmula 1 e da Ferrari. Porém a vida de Schumacher não estava fácil, com uma quebra de motor no Japão, o heptacampeão via as chances do octa longe. Ele precisava vencer e não ter Alonso na zona de pontos. A corrida foi dramática para Schumacher, ele largou em décimo e vinha se recuperando bem, só que um furo de pneu atrapalhou as chances de vitória e finalizando em quarto. Chegando em segundo, Alonso se tornaria bicampeão. Entretanto, o bicampeonato do espanhol ficou em segundo plano, pelo menos para nós brasileiros, que vimos uma vitória histórica de ponta a ponta de Felipe Massa, após treze anos sem vitória brasileira em Interlagos. Massa venceu com seu histórico macacão verde e amarelo e viu Interlagos tremer de emoção.
2007 – Kimi Raikkonen
Mais uma vez, o circuito paulistano veria mais um campeão. Três pilotos desembarcaram no Brasil com chances de título: o estreante da McLaren, Lewis Hamilto, que vinha na liderança, seu companheiro de equipe Fernando Alonso, que brigava pelo tri e vivia uma guerra interna na McLaren contra Hamilton e Ron Dennis e o menos provável, Kimi Raikkonen, que precisava de uma combinação de resultado para ser campeão. Porém, na corrida tudo mudou. Massa largou na frente enquanto Hamilton teve problemas na primeira volta, perdendo muitas posições, Raikkonen se manteve em segundo e com uma vitória seria campeão. Felipe Massa que iria vencer pela segunda vez consecutiva em Interlagos, cedeu a vitória para o finlandês ser campeão. Fernando Alonso chegou na terceira colocação.
2008 – Lewis Hamilton
O GP Brasil de 2008 talvez tenha sido a melhor prova da história da F1 da última década. Desta vez o título estava para ser decidido entre Lewis Hamilton e Felipe Massa. O brasileiro chegava com sete pontos de desvantagem para o inglês, mas com muita confiança. Largando na pole, Massa seguiu na ponta com a prova que começou com a pista molhada, mas secou no decorrer das voltas. Hamilton mantinha-se dentro da margem dos pontos necessários para ser campeão, até nas últimas voltas, quando a chuva voltou a cair em Interlagos. Hamilton se perdeu na estratégia e com isso caiu para sexta colocação, posição que dava a Massa o título. O brasileiro cruzou a linha de chegada em primeiro e por cerca de 40 segundos foi o campeão do mundo. Porém, para tristeza de nós brasileiros, Lewis Hamilton conseguiu ultrapassar Timo Glock, na última curva da última volta, subindo para quinta colocação, e conseguindo seu primeiro título na categoria, deixando Massa com o vice. No pódio, Massa chorou muito, mas comemorou a vitória, a qual seria sua última na Fórmula 1.
2009 – Jenson Button
Desta vez o título fora decidido entre companheiros de equipe. Chegando com a estreante Brawn GP, Jenson Button era o favoritíssimo a ser campeão em Interlagos. Com uma boa vantagem sob seu companheiro Rubens Barrichello, o inglês só precisava chegar a frente do brasileiro. Rubens fez a pole e seguiu na liderança por algum tempo, até um furo de pneu atrapalhar suas chances de levar o campeonato para Abu Dhabi. Button chegou na quinta colocação, com Rubinho em oitavo, o que garantiu seu primeiro e único título na categoria.
2012 – Sebastian Vettel
Mais uma decisão de título dramática, desta vez um duelo de bicampeões. Sebastian Vettel vinha de dois títulos consecutivos 2010 e 2011 e chegava a Interlagos com uma boa vantagem para o espanhol Fernando Alonso, que só se vencesse, tinha chances de ser o campeão. A prova foi muito tensa para Vettel: acertado pela Williams de Bruno Senna na primeira volta, o alemão caiu para última colocação e teve que fazer uma prova de recuperação com o carro bastante avariado. Alonso seguia em segundo, buscando Button, que liderava. Porém, com a sexta colocação de Vettel, Alonso não conseguiu superar Jenson Button e mais uma vez perdeu a chance de ser tricampeão, fato que Vettel conseguiu, no ano seguinte o alemão da Red Bull ainda conseguiria o seu tetracampeonato de forma consecutiva.
O GP Brasil de 2016 acontece neste final de semana, no Autódromo de Interlagos.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.