O Grande Prêmio da Austrália anunciou na madrugada desta terça-feira (6) o cancelamento das etapas de F1 e MotoGP em 2021.
O cancelamento ocorreu depois que os organizadores locais e a Fórmula 1 não conseguiram chegar a um acordo sobre as rígidas questões de viagem e quarentena da Austrália relacionadas à pandemia COVID-19.
A corrida foi adiada de sua posição original de abertura da temporada no calendário da F1 em 21 de março e foi remarcada para 19 de novembro.
O GP da Austrália de 2020 estava marcado para o circuito de rua Albert Park em Melbourne em março, mas também foi cancelado no último minuto no início da paralisação da pandemia de coronavírus.
Cabe lembrar que o primeiro-ministro do estado vitoriano, Daniel Andrews, praticamente havia confirmado o cancelamento horas antes, dizendo que organizar eventos tão grandes seria “muito desafiador” devido à baixa taxa de vacinação da Austrália e às restrições de viagens internacionais.
“Quando você reduz pela metade o número de pessoas que entram no país, quando você tem 10% das pessoas vacinadas quando você quer e precisa de 70 ou 80% para receber a vacina, eu digo que não estamos prontos. O momento não está certo, e isso torna tudo muito, muito desafiador.”
A Australian Grand Prix Corporation apresentou um plano seguro Anti-COVID ao governo australiano, argumentando que o evento poderia ser realizado com segurança com os pilotos e equipes operando dentro de uma bolha de biossegurança.
No entanto, a Fórmula 1 já havia previsto a corrida em São Paulo para o dia 7 de novembro, o que deixava pouco tempo viável para uma potencial quarentena de duas semanas antes da corrida no GP de São Paulo.
Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, disse: “Embora seja decepcionante não corrermos na Austrália nesta temporada, estamos confiantes de que podemos entregar uma temporada de 23 corridas em 2021 e temos uma série de opções para avançar para substituir a vaga deixada pelo Grande Prêmio da Austrália. Estaremos trabalhando nos detalhes dessas opções nas próximas semanas e forneceremos mais atualizações assim que essas discussões forem concluídas.”
Daniel Ricciardo, piloto australiano, falou: “É uma grande decepção para todos os pilotos que não iremos para a Austrália em novembro, mas entendemos os motivos. Para mim, pessoalmente, mal posso esperar para ter a chance de correr em casa novamente, e isso será ainda melhor quando o fizermos, porque já faz muito tempo. Dedos cruzados podem que tudo seja possível em 2022 e podemos ver os fãs incríveis em Albert Park novamente e dar um bom show para eles.”
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon