Em Ímola, Hamilton conquista 99ª pole position de sua carreira na F1

Lewis Hamilton garantiu a pole position para o Grande Prêmio da Emília-Romanha de F1 deste domingo (18). Sergio Perez, da Red Bull, larga em segundo à frente de seu companheiro de equipe Max Verstappen.

O tempo de 1:14.411s foi suficiente para a pole número 99 da carreira de Hamilton, superando um possível favoritismo da Red Bull. Ao conquistar a pole deste sábado, Hamilton também selou a P1 no grid de largada em todas os circuitos que já correu. Ímola havia recebido o GP de San Marino pela última vez em 2006, e retornou ao calendário da F1 no ano passado devido às alterações no calendário da F1 em conta da pandemia da Covid-19. Na ocasião, a pole ficou com Valtteri Bottas.

A Ferrari teve sentimentos mistos no Q3 em Ímola. Carlos Sainz errou em sua volta final e foi eliminado no Q2, mas Charles Leclerc garantiu uma posição na segunda fila do grid italiano e parte da quarta posição.

Pierre Gasly confirmou que a AlphaTauri vem para brigar forte no pelotão intermediário em 2021. O francês vai largar na quinta posição, depois de superar os dois McLaren de Daniel Ricciardo e Lando Norris, que largam na P6 e P7, respectivamente.

Se por um lado Franz Tost comemorou a boa posição de Gasly, o chefe da AlphaTauri tem bastante trabalho juntos aos mecânicos para arrumar o carro de Yuki Tsunoda. O piloto japonês bateu no começo do Q1, ao escapar na curva 15, e trouxe as bandeiras vermelhas por nove minutos.

Valtteri Bottas, líder das duas sessões de treinos de sexta-feira, conseguiu apenas o oitavo tempo no Q3 – uma posição extremamente desconfortável se lembrarmos da pole do finlandês, aqui mesmo, em Ímola, na temporada passada. Fechando os 10 primeiros, Esteban Ocon, da Alpine, e Lance Stroll, da Aston Martin, forma a quinta fila do grid do GP da Emília-Romanha de F1.

 

Q1 – 18 minutos de pista e os cinco mais lentos são eliminados 

Mick Schumacher foi o primeiro piloto na pista quando o sinal verde indicou o início da qualificação em Ímola. Com os pneus macios C4, o filho de Michael Schumacher marcou 1:16.806s. Seu companheiro de equipe na Haas, Nikita Mazepin, passou em seguida e foi exatamente um segundo mais lento do que o alemão.

George Russell, da Williams, intercalou os Haas em segundo. Pouco depois, Yuki Tsunoda errou e foi direto no muro na saída da curva 15. A bandeira vermelha interrompeu o Q1 quando faltavam 12 minutos para o fim, até que os fiscais tirassem da pista, com auxílio de um trator, o AlphaTauri do jovem piloto japonês.

Ates da interrupção, Lance Stroll, da Aston Martin, liderava a tabela de tempos com 1:16.082s. Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, era o segundo e Schumacher o terceiro.

Depois de nove minutos com bandeira vermelha, a sessão foi reiniciada com uma enorme fila de pilotos no pit-lane. Sergio Perez, da Red Bull, encabeçava o pelotão e logo partiu para sua volta rápida, mas o mexicano teve seu tempo de volta deletado por exceder os limites da pista.

Max Verstappen colocou a Red Bull na liderança, mas rapidamente foi superado por Valtteri Bottas. O companheiro de Lewis Hamilton na Mercedes marcou 1:14.926s – melhor tempo do final de semana – para assumir a P1.

Hamilton ocupava a terceira posição quando Lando Norris, da McLaren, subiu para a segunda posição 0,083s atrás de Bottas.

Além de Perez, Pierre Gasly e Nicholas Latifi também tiveram seus tempos excluídos por ultrapassarem os limites da pista, todos eles na Curva 9.

A Mercedes ainda melhorou os tempos do Q1. Bottas marcou 1:14.672s, Hamilton também foi mais rápido, mas quase três décimos de segundo atrás do finlandês.

Com três minutos para o fim do Q1, os eliminados eram Schumacher, Latifi, Mazepin, Russell e Tsunoda.

Russell melhorou e subiu para a P14, empurrando Raikkonen para a zona de eliminação. Latifi também melhorou e deixou Antonio Giovinazzi entre os eliminados no Q1.

Quando o cronômetro zerou, Raikkonen fez uma volta rápida e deixou novamente Russell entre os eliminados, mas o britânico conseguiu outra volta rápida. Fernando Alonso passou por último e superou Raikkonen, que acabou eliminado no Q1 junto com Tsunoda, Mazepin, Schumacher e Giovinazzi.

 

Q2 – 15 minutos de pista, os 10 primeiros se classificam para a disputa da pole

Latifi, Gasly e Bottas foram os primeiros na pista com o sinal verde. O francês da AlphaTauri optou pelos pneus macios, enquanto a Mercedes, Williams e Verstappen partiam para a primeira tentativa do Q2 com os compostos médios.

Hamilton marcou 1:14.817s e ficou com a P1, seguido de perto por Verstappen apenas 0,067s atrás, em segundo. Bottas era o terceiro e Perez o quarto colocado. Os quatro pilotos separados por menos de três décimos de segundo.

Norris foi o melhor nos dois primeiros setores de imola e assumiu a ponta na tabela de tempos do Q2 com 1:14.718s. Mas, ao contrário da Mercedes com os médios, Norris utilizou o composto macio.

Faltando cinco minutos para o fim do Q2, os eliminados eram Daniel Ricciardo, Alonso, Esteban Ocon, Latifi e Russell – todos eles sem voltas rápidas no Q2.

No limite, os últimos colocados foram para a pista, todos eles com pneus macios.

Perez com 1:14.716s assumiu a P1 com 0,02s de vantagem para Norris. Charles Leclerc, da Ferrari, subiu para a P3.

Lá atrás, Carlos Sainz, da Ferrari, teve seu tempo de volta eliminado por ultrapassar os limites de pista na curva 15 e foi eliminado no Q2. Russell, Vettel, Latifi e Alonso completaram a zona de eliminação.

Hamilton terminou em quarto, seguido por Verstappen em quinto e Bottas na sexta posição.

 

Q3 – 12 minutos que definem o pole position

Norris foi o primeiro na pista, inaugurando a decisão do pole position para o GP da Emília-Romanha de F1. O britânico marcou 1:14.875s e garantiu a P1 nos estágios inicias do Q3.

Rapidamente, Perez assumiu a liderança com 1:14.665s. Hamilton passou e marcou o melhor tempo do final de semana – 1:14.411s. No fim da primeira tentativa, Verstappen ficou na segunda posição, seguido por Perez, Norris, Leclerc e Bottas, completando os seis primeiros.

Apenas Stroll não foi à pista para sua primeira tentativa. Gasly era o sétimo, seguido por Ocon e Ricciardo.

Ainda restava uma volta rápida para cada piloto.

Lando Norris foi muito rápido, mas teve sua volta deletada. Lewis Hamilton não conseguiu melhorar seu tempo, mas mesmo assim garantiu a pole position para a corrida do domingo. Perez passou e ficou em segundo, seguido por Verstappen e Leclerc. Gasly vai largar na quinta posição, seguido por Ricciardo e Norris. Bottas não melhorou seu tempo e teve que se contentar com a oitava posição. Ocon e Stroll formam a quinta fila do grid na P9 e P10, respectivamente.

Confira o grid de largada para o GP da Emília-Romanha 2021 de F1:

1) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’14.411
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda) 1’14.446
3) Max Verstappen (Red Bull/Honda) 1’14.498
4) Charles Leclerc (Ferrari) 1’14.740
5) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda) 1’14.790
6) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes) 1’14.826
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 1’14.875
8) Valtteri Bottas (Mercedes) 1’14.898
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 1’15.210
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
11) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) 1’15.199
12) George Russell (Williams/Mercedes) 1’15.261
13) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) 1’15.394
14) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 1’15.593
15) Fernando Alonso (Alpine/Renault) 1’15.593
16) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari) 1’15.974
17) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari) 1’16.122
18) Mick Schumacher (Haas/Ferrari) 1’16.279
19) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari) 1’16.797
20) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon