De ponta a ponta, Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, terminando 3,9 segundos à frente do segundo colocado, Sebastian Vettel. O britânico converteu sua pole position em sua 73ª vitória da carreira, completando a temporada de seu pentacampeonato de forma impecável.
Reveja o AO VIVO do Grande Prêmio de Abu Dhabi de F-1:
Agora estamos perto das cortinas se fecharem, com o espetáculo final acontecendo em Abu Dhabi neste final de semana. O Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2018 já visitou as 20 das 21 cidades-sede, faltando a derradeira etapa no moderno circuito instalado na Yas Marina.
A F-1 esteve na região do Golfo pela primeira vez em 2004 no Bahrain e cinco anos depois Abu Dhabi juntou-se ao calendário, com o Circuito da Yas Marina sendo o local para a realização do grande prêmio.
O Grande Prêmio, assim como a qualificação e o TL2, começam no pôr-do-sol, com o evento fazendo o uso de holofotes instalados ao redor de toda a Yas Marina.
Foi palco da decisão de título em 2010 com Sebastian Vettel vencendo, Lewis Hamilton em 2014 e Nico Rosberg em 2016.
O circuito
A pista apresenta 21 curvas, segundo o site oficial da Fórmula 1, mas há quem diga que são 22 curvas. A curva 19 é uma espécie de “curva dupla”, confundindo algumas informações.
O setor um apresenta as curvas 2 e 3 de alta velocidade, embora, durante quase todo os 5.540 metros do trajeto são compostos por longas retas seguidas por curvas de baixa.
Duas longas seções de aceleração máxima, ligando o cotovelo da curva 7 ao completo das curvas 11, 12 e 13, passando pela curva 8 e 9 que dão acesso a outra zona de DRS no final da curva 10.
O setor final apresenta algumas curvas de lentas e médias velocidades, que passam pelo hotel Yas Viceroy. As equipes tendem a se inclinar para o uso de uma configuração com média força aerodinâmica, enquanto o trabalho é focado também na aderência e freadas bruscas.
Em 2017, Valtteri Bottas encerrou a temporada com uma vitória largando da pole position, com Hamilton completando a dobradinha da Mercedes, e Vettel no último lugar do pódio com a Ferrari.
Os oito primeiros pilotos mantiveram suas posições de largada – com Daniel Ricciardo sendo a exceção após abandonar a corrida.
Foi a primeira vez que Bottas venceu em Abu Dhabi, igualando-o à Rosberg e Kimi Raikkonen.
Vettel e Hamilton já venceram na Yas Marina em três ocasiões: Vettel enquanto pilotava para a Red Bull (2009, 2010 e 2013) e Hamilton para a McLaren (2011) e Mercedes (2014, 2016).
As quatro vitórias da Mercedes a deixam à frente da Red Bull, com a Lotus e a McLaren sendo as únicas outras equipes que já venceram no Circuito da Yas Marina.
A Ferrari nunca venceu em Abu Dhabi.
Hamilton (2009, 2012 e 2016) lidera com três pole positions na Yas Marina, à frente de Vettel (2010, 2011) com duas.
Decisões (e fatos) que acontecerão no GP de Abu Dhabi deste final de semana
A briga pelo terceiro lugar na tabela de pilotos continua em aberto, apesar de Raikkonen ter uma grande vantagem sobre Valtteri Bottas e Max Verstappen.
Na classificação dos Construtores, as três primeiras posições estão definidas, enquanto a Renault abriu vantagem de 24 pontos para a Haas na briga pela quarta posição.
Será um GP que marcará o fim de vários relacionamentos pilotos/ equipes, bem como a última (provável) apresentação de alguns na categoria.
Daniel Ricciardo vai fazer seu GP de número 150 com sua 100ª atuação pela Red Bull, antes de mudar para a Renault em 2019.
Já Pierre Gasly fará sua última corrida no time “B” da Red Bull, a Toro Rosso, antes de subir para a equipe principal.
Raikkonen e Charles Leclerc terão suas últimas corridas com a Ferrari e Sauber, respectivamente, antes de mudarem de posição, enquanto Carlos Sainz Jr. trocará o amarelo da Renault pelo laranja da McLaren.
Fernando Alonso faz sua última corrida na Fórmula 1, enquanto Stoffel Vandoorne também deve sair depois de não renovar na McLaren. O belga está confirmado na temporada 2018/19 da Fórmula E, que começa em dezembro.
Marcus Ericsson também deve fazer sua última participação na Sauber antes de ingressar na IndyCar em 2019.
O futuro de vários pilotos – Esteban Ocon, Lance Stroll, Sergey Sirotkin e Brendon Hartley – não estão confirmados enquanto a categoria chega em sua última corrida do ano na Yas Marina.
Os pneus utilizados serão os hipermacios (rosa), ultramacios (roxo) e supermacios (vermelho). Será a última utilização da especificação atual de pneus e o sistema de decodificação por cores, com a Pirelli simplificando os nomes para a temporada de 2019.
Os títulos da F-2 e da GP3 Series também serão decididos neste final de semana, com o piloto da Williams F1 George Russell o favorito na F-2, enquanto Anthoine Hubert está em vantagem na GP3.
A corrida principal de cada série será realizada no sábado, com o grid invertido – e valendo menos pontos – acontecendo no domingo antes da corrida da F-1.
Veja alguns vídeos do nosso Canal no Youtube. Confira:
Volta Guiada da F1Mania.net no Circuito da Yas Marina, GP de Abu Dhabi:
Quem será o próximo brasileiro na F1? Veja o vídeo:
Pietro Fittipaldi, campeão da F4 Italiana com 14 POLES, 8 VITÓRIAS e 21 PÓDIOS. Veja o recado do Enzo para os “F1Maníacos”: