Foto: AFP PHOTO / KARIM SAHIB
Valtteri Bottas, piloto da Mercedes, liderou o segundo treino livre para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, 21ª e última etapa do mundial 2018 da Fórmula 1, realizado nesta sexta-feira no Circuito da Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos.
Bottas fez o tempo de 1:37.236s, seguido de perto por Max Verstappen, da Red Bull, que terminou na segunda posição 0,044s atrás do finlandês. Daniel Ricciardo, na outra Red Bull, também ficou perto do tempo de referência de Bottas, com o australiano apenas 0,192s fora do ritmo.
Reveja o AO VIVO do segundo treino livre para o Grande Prêmio de Abu Dhabi de F-1:
Agora estamos perto das cortinas se fecharem, com o espetáculo final acontecendo em Abu Dhabi neste final de semana. O Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2018 já visitou as 20 das 21 cidades-sede, faltando a derradeira etapa no moderno circuito instalado na Yas Marina.
A F-1 esteve na região do Golfo pela primeira vez em 2004 no Bahrain e cinco anos depois Abu Dhabi juntou-se ao calendário, com o Circuito da Yas Marina sendo o local para a realização do grande prêmio.
O Grande Prêmio, assim como a qualificação e o TL2, começam no pôr-do-sol, com o evento fazendo o uso de holofotes instalados ao redor de toda a Yas Marina.
Foi palco da decisão de título em 2010 com Sebastian Vettel vencendo, Lewis Hamilton em 2014 e Nico Rosberg em 2016.
O circuito
A pista apresenta 21 curvas, segundo o site oficial da Fórmula 1, mas há quem diga que são 22 curvas. A curva 19 é uma espécie de “curva dupla”, confundindo algumas informações.
O setor um apresenta as curvas 2 e 3 de alta velocidade, embora, durante quase todo os 5.540 metros do trajeto são compostos por longas retas seguidas por curvas de baixa.
Duas longas seções de aceleração máxima, ligando o cotovelo da curva 7 ao completo das curvas 11, 12 e 13, passando pela curva 8 e 9 que dão acesso a outra zona de DRS no final da curva 10.
O setor final apresenta algumas curvas de lentas e médias velocidades, que passam pelo hotel Yas Viceroy. As equipes tendem a se inclinar para o uso de uma configuração com média força aerodinâmica, enquanto o trabalho é focado também na aderência e freadas bruscas.
Em 2017, Valtteri Bottas encerrou a temporada com uma vitória largando da pole position, com Hamilton completando a dobradinha da Mercedes, e Vettel no último lugar do pódio com a Ferrari.
Os oito primeiros pilotos mantiveram suas posições de largada – com Daniel Ricciardo sendo a exceção após abandonar a corrida.
Foi a primeira vez que Bottas venceu em Abu Dhabi, igualando-o à Rosberg e Kimi Raikkonen.
Vettel e Hamilton já venceram na Yas Marina em três ocasiões: Vettel enquanto pilotava para a Red Bull (2009, 2010 e 2013) e Hamilton para a McLaren (2011) e Mercedes (2014, 2016).
As quatro vitórias da Mercedes a deixam à frente da Red Bull, com a Lotus e a McLaren sendo as únicas outras equipes que já venceram no Circuito da Yas Marina.
A Ferrari nunca venceu em Abu Dhabi.
Hamilton (2009, 2012 e 2016) lidera com três pole positions na Yas Marina, à frente de Vettel (2010, 2011) com duas.
Decisões (e fatos) que acontecerão no GP de Abu Dhabi deste final de semana
A briga pelo terceiro lugar na tabela de pilotos continua em aberto, apesar de Raikkonen ter uma grande vantagem sobre Valtteri Bottas e Max Verstappen.
Na classificação dos Construtores, as três primeiras posições estão definidas, enquanto a Renault abriu vantagem de 24 pontos para a Haas na briga pela quarta posição.
Será um GP que marcará o fim de vários relacionamentos pilotos/ equipes, bem como a última (provável) apresentação de alguns na categoria.
Daniel Ricciardo vai fazer seu GP de número 150 com sua 100ª atuação pela Red Bull, antes de mudar para a Renault em 2019.
Já Pierre Gasly fará sua última corrida no time “B” da Red Bull, a Toro Rosso, antes de subir para a equipe principal.
Raikkonen e Charles Leclerc terão suas últimas corridas com a Ferrari e Sauber, respectivamente, antes de mudarem de posição, enquanto Carlos Sainz Jr. trocará o amarelo da Renault pelo laranja da McLaren.
Fernando Alonso faz sua última corrida na Fórmula 1, enquanto Stoffel Vandoorne também deve sair depois de não renovar na McLaren. O belga está confirmado na temporada 2018/19 da Fórmula E, que começa em dezembro.
Marcus Ericsson também deve fazer sua última participação na Sauber antes de ingressar na IndyCar em 2019.
O futuro de vários pilotos – Esteban Ocon, Lance Stroll, Sergey Sirotkin e Brendon Hartley – não estão confirmados enquanto a categoria chega em sua última corrida do ano na Yas Marina.
Os pneus utilizados serão os hipermacios (rosa), ultramacios (roxo) e supermacios (vermelho). Será a última utilização da especificação atual de pneus e o sistema de decodificação por cores, com a Pirelli simplificando os nomes para a temporada de 2019.
Os títulos da F-2 e da GP3 Series também serão decididos neste final de semana, com o piloto da Williams F1 George Russell o favorito na F-2, enquanto Anthoine Hubert está em vantagem na GP3.
A corrida principal de cada série será realizada no sábado, com o grid invertido – e valendo menos pontos – acontecendo no domingo antes da corrida da F-1.
Veja alguns vídeos do nosso Canal no Youtube. Confira:
Volta Guiada da F1Mania.net no Circuito da Yas Marina, GP de Abu Dhabi:
Quem será o próximo brasileiro na F1? Veja o vídeo:
Pietro Fittipaldi, campeão da F4 Italiana com 14 POLES, 8 VITÓRIAS e 21 PÓDIOS. Veja o recado do Enzo para os “F1Maníacos”:
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.