A temporada da Fórmula 1 2017 termina neste final de semana com o Grande Prêmio de Abu Dhabi no Yas Marina CIrcuit.
O CIrcuito da Yas Marina está localizado na Ilha Yas e foi inaugurada em 2009, apenas dois anos após a construção da superfície, e estabeleceu novos padrões na Fórmula 1.
O evento, que ocorre com o pôr do sol, acontece no final da temporada da Fórmula 1 na maioria de suas corridas, e já foi palco de decisões de títulos em 2010, 2014 e 2016.
“É uma longa reta até a primeira curva – ela vem muito rapidamente – uma curva esquerda de 90 graus, normalmente na quarta marcha”, disse Romain Grosjean, da Haas.
“As curvas 2 e 3 são planas. Aí você desce, freando na Curva 6 – uma freada muito complicada, na Curva 6, depois na 7.
“Você precisa estar bem posicionado para o hairpin e sair bem na reta oposta. É complicado para o carro virar.
“Há uma longa reta, uma grande freada para a chicane, e novamente você precisa estar bem posicionado entre as zebras da esquerda e direita.
“Então, uma linha reta para a 11, 12 e 13. É uma chicane tripla e, assim que você sai dessa parte, você ‘para’ na 14, que é uma curva lateral esquerda de 90 graus.
“Você passa pela 16 e 17, duas curvas para direita. Sempre que sai da 17, você precisa frear novamente para 18. Curvas 19 e 20, indo para o ‘hotel’, com uma saída complicada na 20.
“A penúltima curva é boa. É de alta velocidade na quarta ou quinta marcha. Então a última curva é bem difícil. É muito largo na entrada com o pit lane do lado direito. Não é fácil para encontrar o traçado. Então você vai traciona o mais cedo possível para terminar a volta”, explicou Grosjean, com detalhes, o circuito da Yas Marina.
O que esperar da corrida.
A Fórmula 1 chega em Abu Dhabi, com os dois títulos já definidos, e a maioria das principais posições também, criando um sentimento de “fim de festa”.
Contudo, ainda existe uma corrida a ser vencida, com todos, naturalmente, querendo vencer para entrar nas férias de forma positiva.
Lewis Hamilton e Max Verstappen já tinham vencido depois das férias do meio da temporada, e Sebastian Vettel quebrou a série sem vitórias no Brasil.
Mas adiante, Felipe Massa se aposentou, e garantiu um quinto lugar na classificação para Williams.
A briga mesmo está pela sexta posição. Toro Rosso, Renault e Haas estão divididas por apenas seis pontos, com cada posição significando recompensas financeiras consideráveis, além do prestígio.
McLaren mantém uma sólida nona posição, e prepara sua despedida da Honda, enquanto a Sauber não saiu do final do grid.
Quem já venceu em Abu Dhabi.
Vettel e Hamilton foram que mais venceram no Circuito da Yas Marina, cada um com três vitórias.
Vettel ganhou a corrida de estreia em 2009 e novamente no ano seguinte, conquistando o título, e também triunfou durante sua série dominante em 2013.
Hamilton venceu com a McLaren em 2011, e novamente em 2014 – conquistando o título no processo – e recebeu as honras no ano passado, embora o título da temporada tenha ficado com Nico Rosberg.
Rosberg (2015) e Kimi Raikkonen (2012) foram ou outros pilotos que já venceram o Grande Prêmio de Abu Dhabi.