Quando entrar em campo nesta segunda-feira (1º) para enfrentar a Bélgica, pelas oitavas de final da Eurocopa, a Seleção da França certamente ouvirá de seus torcedores a frase “Allez Les Bleus”, algo como “Vamos, Azuis” em tradução livre, remetendo a cor do uniforme da equipe. Mas poucos sabem que essa frase foi criada na Fórmula 1, e que já causou uma grande disputa judicial com a Federação Francesa de Futebol (FFF) e o Comitê Olímpico da França.
A história começa em 1977, quando a principal patrocinadora da então novata equipe francesa Ligier, que utilizava a cor azul em seus carros, criou o slogan “allez les bleus”, registrando a frase no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O time, que estava em sua segunda temporada na categoria, tinha os franceses Jacques Laffite e Jean-Pierre Jarier como pilotos.
Essa frase se tornou famosa entre os torcedores franceses, que a entoavam não apenas nas corridas da F1, mas em outros esportes também. Na categoria máxima do esporte a motor mundial, a Ligier venceu pela primeira vez em sua história justamente em 1977, com Laffite, que triunfou no GP da Suécia, disputado no circuito de Anderstorp.
A licença durou por 20 anos, não sendo renovada em 1997 por conta de uma lei criada anos antes pelo governo francês proibindo propagandas relacionadas a indústria tabagista. Neste momento, o empresário e fã de automobilismo Mourad Bdai registrou a frase e confeccionou diversos produtos com essa frase para serem vendidos antes e durante a disputa da Copa do Mundo de 1998, na França.
A disputa judicial começou em 2001, quando a FFF processou o empresário, reivindicando a propriedade da marca. Mourad venceu em três julgamentos em primeira instância e a briga foi encerrada em 2006. Três anos depois, foi a vez de o Comitê Olímpico da França processar o empresário, alegando que pessoas compravam produtos com essa frase acreditando ser um produto oficial. Em 2014, a entidade venceu o processo e se tornou dona da marca.
Nas pistas, a F1 tem até hoje uma equipe francesa no grid: a Alpine, que tem como pilotos os também franceses Pierre Gasly e Esteban Ocon, que conduzem carros na cor azul. Apesar disso, o time está longe de ter o sucesso que a Seleção Francesa possui em campo, estando distante da briga por vitórias. Mais do que isso, Ocon já sabe que não permanecerá com a equipe na próxima temporada.
A França encara a Bélgica nesta segunda-feira, a partir das 13h em Dusseldorf, em partida que vale uma vaga nas quartas de final da Eurocopa. Já a F1 segue no próximo domingo (7), com a disputa do GP da Inglaterra, em Silverstone. As atividades de pista terão acompanhamento em tempo real do F1MANIA.NET.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.