Com foco em 2026, piloto prioriza oportunidades na equipe de Graeme Lowdon, agora ligada à Ferrari.
Zhou Guanyu, que perdeu sua vaga na Sauber para o campeão da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto, já está focado em garantir um retorno à Fórmula 1 em 2026, quando a Cadillac fará sua estreia no grid.
O piloto chinês enfrentou dificuldades em 2023, pilotando um carro pouco competitivo, mas foi responsável pelos únicos pontos da equipe suíça na temporada, conquistando um oitavo lugar no GP do Catar. Infelizmente, o resultado veio tarde demais, já que a Sauber já havia confirmado Bortoleto como titular para o próximo ano.
Durante a coletiva de imprensa no Catar, Zhou expressou sua determinação em buscar uma nova oportunidade na F1 e destacou seu interesse no projeto da Cadillac. “Estou plenamente ciente de que a GM e a Cadillac estão entrando no grid”, afirmou ele. “Acho que isso é muito bom para o esporte em geral, porque muita gente comenta sobre a falta de assentos disponíveis para jovens pilotos.”
Zhou também refletiu sobre a importância de usar o período fora da F1 para preparar o futuro. “É uma grande oportunidade e uma grande chance para mim, que não terei um assento no próximo ano, pensar no que o futuro pode ser e tentar garantir uma oportunidade lá.”
Ligação com Cadillac e suporte de Graeme Lowdon
Zhou pode ter uma conexão estratégica com a Cadillac por meio de seu empresário, Graeme Lowdon, ex-Diretor Esportivo da Marussia e atual chefe do projeto Cadillac F1.
A equipe, que contará com motores Ferrari em 2026 e 2027, alimenta especulações sobre um possível papel de Zhou como piloto reserva da Scuderia no próximo ano. Isso o manteria envolvido no mundo da F1 e abriria caminho para uma vaga como titular na equipe americana.
“Minha prioridade é tentar, como sempre disse, ter outra chance de voltar ao grid. Então, para mim, não importa onde seja, mas se houver uma chance, eu absolutamente a aproveitarei. Vamos ver o que o futuro nos reserva”, comentou Zhou.
Foco total na F1 e afastamento de outras categorias
Em vez de buscar oportunidades em outras categorias para 2025, Zhou optou por manter-se focado exclusivamente em sua meta de retornar à F1. “Decidi não competir em outra categoria”, explicou. “Com tantas portas que podem potencialmente se abrir, não só no próximo ano, mas também no seguinte, quero estar totalmente preparado caso haja uma oportunidade, seja para substituir alguém em uma corrida ou não. Isso é muito importante.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.