Uma coisa é certa: em qualquer categoria do automobilismo mundial, quando algo acontece na pista, o Safety Car vai para a pista. E a Fórmula 1 terá neste ano não um, mas dois modelos de carros de segurança. O Mercedes AMG GT R, usado desde 2018, segue como um destes modelos, mas ganha a companhia do Aston Martin Vantage V8.
A chegada do modelo da marca inglesa quebra um “monopólio” da Mercedes que dura desde 1996. O modelo da Aston Martin será usado em 12 das 23 corridas da temporada deste ano, enquanto o Mercedes andará na frente das máquinas da Fórmula 1, quando for necessário seu acionamento, em 11 Grandes Prêmios.
O GT R, considerado o Safety Car mais veloz da história da Fórmula 1, é equipado com um motor biturbo de quatro litros capaz de gerar 585 cv. A velocidade máxima é de impressionantes 318 km/h, e o Mercedes vai de 0 a 100 km/h em apenas 3s6.

O Aston Martin Vantage V8 não é menos impressionante, e já pode ser visto nas pistas em provas de endurance. Mas, na Fórmula 1, a versão usada contará com motor com versão V8 biturbo de quatro litros e 528 cv. O modelo sai do 0 aos 100 km/h em apenas 3s5.

O acordo para que a Aston Martin tenha um modelo usado como Safety Car na Fórmula 1 tem uma explicação. A Mercedes busca ter um alívio financeiro ao enviar seu carro apenas para 11 GPs. Já a fabricante inglesa, que tem Lawrence Stroll, pai de Lance Stroll, como acionista, busca usar a F1 como plataforma para aumentar a venda de carros de sua fábrica.