Se tem uma equipe que mudou completamente para a temporada deste ano, essa foi a Haas. O time, que até o ano passado apostava na experiência de Romain Grosjean e Kevin Magnussen, terá dois novatos este ano. Mick Schumacher chega com a expectativa no alto, enquanto Nikita Mazepin chega com dinheiro para salvar o time, mas sob grande descrédito.
Filho de Michael Schumacher, Mick fará a sua primeira temporada na mais importante categoria do esporte a motor mundial credenciado pelo título da Fórmula 2 em 2020. Apoiado pela Ferrari, fãs, especialistas e, principalmente, a Haas, esperam que o piloto deixe uma boa impressão em sua estreia na Fórmula 1, onde o pai faturou sete títulos.
Por outro lado, Mazepin chega sob o estigma de piloto pagante. O cheque da Uralkali, empresa do pai de Nikita, garantiu ao russo uma vaga na Fórmula 1. Apesar de vir de uma boa temporada na F2, onde venceu duas corridas, o novato chega com fama de desleal nas disputas de pista, e assediador de mulheres, o que provocou inclusive um movimento pedindo a não contratação do atleta.
A pré-temporada mostrou uma Haas com tempos de volta pouco animadores, mas uma boa quilometragem. Foram 393 giros ao longo dos três dias, o que tornam a equipe de Kannapolis a quinta com mais voltas. Mazepin foi o 17º mais rápido das atividades, mesmo andando com os pneus C5, enquanto Schumacher fez o 19º tempo.
Até mesmo a pintura do carro causou polêmica. Branco, o VF-21 tem detalhes em vermelho e azul, formando a bandeira da Rússia. A suspensão de atletas daquele país por conta do escândalo de doping pode obrigar a Haas a mudar o layout. A unidade de força segue sendo a Ferrari, e a expectativa é de que, com mais velocidade, o time possa sair do fim do grid.
Ficha técnica:
HAAS (VF21/ Ferrari 065/6)
Haas F1 Team
4001 Haas Way, Kannapolis – 28081 Carolina do Norte, Estados Unidos da América
Site: www.haasf1team.com
Twitter: @HaasF1Team
Instagram: @haasf1team
Facebook: www.facebook.com/haasf1team
Grandes Prêmios: 100
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Voltas mais rápidas: 2
Pódios: 0
Dobradinhas: 0
Pontos: 200 (2,00 pts/GP; 40 PTS/temporada)
Total de Voltas: 10.396 voltas (0 em 1º)
Quilometragem: 52.300 km (0 em 1º)
1º GP: Austrália 2016
Melhor resultado em corrida: 4º lugar
Melhor resultado em qualificação: 5º lugar
Provas não iniciadas: 2
Origens: Haas (2016)
Títulos de campeão do mundo (construtores): Melhor classificação: 5º – 2018
Títulos de campeão do mundo (pilotos): Melhor classificação: 9º em 2018 (Kevin Magnussen)
Responsáveis: Gene Haas (Presidente), Gunther Steiner (Diretor Geral) e Rob Taylor (Diretor Técnico)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.