Ainda não será em 2021 que o Brasil estará de volta ao grid da Fórmula 1 com um piloto titular. Mesmo com Pietro Fittipaldi nas últimas duas corridas da temporada passada, substituindo o lesionado Romain Grosjean na Haas, o país terá de esperar um pouco mais para retornar ao grid. Isso, porém, não significa que os pilotos daqui não estão em busca de uma vaga na categoria.
Pietro Fittipaldi segue como aquele que está mais próximo de se tornar titular, já que segue como reserva da Haas. Mas o neto de Emerson Fittipaldi também correrá nas provas de endurance do European Le Mans Series, e as corridas em circuitos ovais da Indy, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis, onde fará a sua primeira participação.
Abaixo de Pietro, quem está perto de chegar à Fórmula 1 é Felipe Drugovich, que parte para seu segundo ano na categoria defendendo a forte equipe UNI-Virtuosi. Em 2020, o paranaense venceu três corridas com a mediana MP Motorsport, se destacando no grid da categoria de acesso ao principal campeonato do planeta.
Ainda na principal categoria de acesso à Fórmula 1, outros dois brasileiros disputam o campeonato. Guilherme Samaia tenta uma temporada de resultados melhores, e, para isso, deixou a Campos Racing para correr pela Charouz. Já Gianluca Petecof ocupará o lugar de Samaia na Campos após ser o campeão da Fórmula Regional Europeia e quase ficar sem vaga para este ano.
Se há brasileiros na Fórmula 2, há brasileiros também na Fórmula 3. Caio Collet disputará a temporada deste ano pela MP Motorsport, time considerado médio na F2, mas que é forte na F3. Collet possui como vantagem em relação aos colegas da categoria de cima uma vaga na academia da Alpine e o apoio da Renault Brasil, e vem de um vice-campeonato na Fórmula Renault Eurocup.
Com a entrada da W Series na programação dos finais de semanas da Fórmula 1, uma quinta brasileira pode ser colocada na lista. Trata-se de Bruna Tomaselli, que fará sua estreia no campeonato restrito a mulheres. Com experiência nas categorias de base da Indy nos Estados Unidos, a catarinense terá sua primeira oportunidade no automobilismo europeu.