A Fórmula 1 terá em 2023 um dos maiores calendários de sua história, contando com 23 corridas durante mais de nove meses de disputa. E, entre 5 de março, no Bahrein, e 26 de novembro, em Abu Dhabi, há novidades entre as etapas, que passarão por quatro continentes. No caso, os retornos da categoria ao Catar e, principalmente, Las Vegas.
No caso da prova no Oriente Médio, trata-se de um retorno programado anteriormente. O Catar recebeu a F1 pela primeira vez em 2021 no circuito de Losail, e já sabia que não sediaria um Grande Prêmio em 2022 por conta da Copa do Mundo. Agora, passa a vigorar um acordo válido por dez temporadas, também no autódromo que é casa da MotoGP no Oriente Médio.
Mas a grande atração do ano é o retorno da categoria máxima do esporte a motor mundial a Las Vegas, o que não ocorria desde a década de 1980. E, diferente daquela época, o circuito não será montado no estacionamento de um cassino, mas sim nas ruas da capital do estado americano de Nevada. A prova também será realizada em um sábado a noite, outra novidade para este ano.
Por outro lado, a França deixa de receber um GP neste ano, depois de sediar provas nos últimos anos no circuito de Paul Ricard. Já Interlagos segue no calendário da F1 por mais uma temporada, e terá a disputa do Grande Prêmio de São Paulo marcada para alguns dias mais cedo em relação aos últimos anos, em 5 de novembro.
O calendário poderia ser ainda maior do que já é. Isso porque o calendário original previa a realização do retorno do Grande Prêmio da China. Porém, dificuldades logísticas por conta da política “Covid 0” do país – que já não vigora mais – causou o cancelamento da corrida mais uma vez. A F1 optou por não colocar outro GP no lugar da etapa asiática.
Confira o calendário da Fórmula 1 para a temporada 2023:
5 de março – Bahrein
19 de março – Arábia Saudita
2 de abril – Austrália
30 de abril – Azerbaijão
7 de maio – Miami
21 de maio – Emilia Romagna
28 de maio – Mônaco
4 de junho – Espanha
18 de junho – Canadá
2 de julho – Áustria
9 de julho – Inglaterra
23 de julho – Hungria
30 de julho – Bélgica
27 de agosto – Holanda
3 de setembro – Itália
17 de setembro – Singapura
24 de setembro – Japão
8 de outubro – Catar
22 de outubro – Estados Unidos
29 de outubro – Cidade do México
5 de novembro – São Paulo
18 de novembro – Las Vegas
26 de novembro – Abu Dhabi
VEJA TAMBÉM:
Confira o Guia F1MANIA da Fórmula 1 2023