Há 35 anos, Fittipaldi vencia a Indy 500 e Senna triunfava na F1 no mesmo dia

O dia 28 de maio de 1989 pode ser considerado um dos mais vitoriosos da história do automobilismo brasileiro. Isso porque dois dos mais importantes pilotos do País sagraram-se vencedores em um espaço de poucas horas. Enquanto Emerson Fittipaldi venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela primeira vez na carreira, Ayrton Senna triunfou no Grande Prêmio do México de Fórmula 1, em corrida disputada no Autódromo Hermanos Rodríguez.

A data, que completa 35 anos nesta terça-feira (28), é histórica, já que foi a única vez que dois brasileiros venceram no mesmo dia a principal corrida do automobilismo dos Estados Unidos e uma etapa da mais importante categoria do esporte a motor mundial. Atualmente, a Indy 500 ocorre no mesmo dia da prova mais tradicional da F1, o GP de Mônaco, disputado nas ruas de Monte Carlo.

A primeira corrida do dia foi a Indy 500. Defendendo a equipe Patrick, Emerson Fittipaldi largou da terceira posição e tomou a liderança logo no início da prova no Indianapolis Motor Speedway. O bicampeão mundial de F1 disputava a corrida no oval de 2,5 milhas pela sexta vez na carreira, e caminhava para uma vitória relativamente tranquila, mas viu o time colocar mais combustível que o necessário na última parada nos boxes.

Emerson Fittipaldi
Foto: IndyCar

Com o carro mais pesado, Fittipaldi acabou superado por Al Unser Jr. A disputa se encaminhava para o final quando o americano da equipe Galles se atrapalhou com retardatários que estavam a sua frente. Fittipaldi se aproximou e tentou a ultrapassagem quando restavam duas voltas para o final. Os dois se tocaram, com Unser Jr. parando no muro, definindo a vitória para o brasileiro, o primeiro do País a vencer no Brickyard. O americano ainda foi o segundo colocado, com Raul Boesel fechando o top-3 com um carro da Doug Shierson.

No México, Senna soube da vitória de Emerson, chorou no grid e partiu para sua corrida na Cidade do México. O piloto da McLaren optou por uma estratégia da qual largou com pneus médios no lado esquerdo e macios do lado direito, o que hoje é proibido. Seus adversários, incluindo Alain Prost e Nigel Mansell, largaram ou com pneus médios em todas as rodas, ou pneus macios.

Ayrton Senna
Foto: divulgação

Senna segurou a ponta na largada e só foi ameaçado em uma relargada após uma bandeira vermelha após uma série de acidentes (na época não existia uma bandeira amarela e Safety Car). Pouco tempo depois, o brasileiro abriu vantagem e seguiu para vencer a corrida, terminando 15 segundos à frente de Riccardo Patrese. Michele Alboreto completou o pódio. Prost foi o quinto e Mansell abandonou.

Depois dessa data, jamais dois brasileiros venceram em Indianápolis e na F1 no mesmo dia. Emerson e Senna até triunfaram no mesmo ano novamente, em 1993, mas o GP de Mônaco ocorreu uma semana antes da Indy 500. E não será em 2024 que isso ocorrerá, uma vez que não há brasileiros correndo na categoria máxima do automobilismo mundial.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.