O chefe da equipe Haas, Guenther Steiner, vê a temporada de F1 de 2022 como a oportunidade da equipe de retornar ao seu pico competitivo.
A conquista do quinto lugar no campeonato de construtores de 2018, continua sendo o melhor resultado da Haas até o momento. Romain Grosjean e Kevin Magnussen alcançaram o seus melhores resultados em corrida com o quarto e quinto lugar, respetivamente, no Grande Prémio da Áustria daquele ano.
Desde então, a equipe caiu para o nono lugar nos campeonatos de 2019 e 2020. E marcou apenas três pontos na última temporada, com o futuro da equipe colocado em risco pela interrupção da receita causada pela pandemia de Covid-19.
A Haas garantiu um grande patrocínio da empresa petroquímica russa Uralkali, ligada ao novo piloto Nikita Mazepin e seu pai, para 2021. Mas a equipe fará a temporada deste ano com um carro pouco alterado, já que concentra o investimento no desenvolvimento do carro para os regulamentos alterados de 2022.
Mazepin é acompanhado por seu colega também novato, Mick Schumacher na nova dupla da equipe. Mas Steiner negou que o próximo ano será uma ‘temporada de espera’ para a equipe. “É uma temporada de transição, eu chamaria”, disse ele. “É uma transição para chegar em 2022.”
A Haas não usou nenhum de seus dois ‘tokens’ de desenvolvimento para esta temporada. Steiner disse que não faz sentido colocar recursos significativos em seu carro 2021, dada a mudança nos regulamentos que estão por vir no próximo ano.
“Fizemos isso com a expectativa de que este ano, se investirmos muito tempo, dinheiro, fichas, tempo em túnel de vento, seria para apenas um ano”, disse Steiner. “Estávamos começando no final do ano passado de qualquer maneira, o carro não era nosso melhor carro, então, se você juntar tudo, na verdade seria inútil investir no curto prazo. Era muito mais importante investir a médio e longo prazo, e isso são os regulamentos de 2022.”
Tratar a temporada deste ano como uma preparação para o próximo, também dará à equipe tempo para dar aos seus novos pilotos mais experiência, disse Steiner.
“Não podemos esquecer que temos dois pilotos novatos. Como eu já disse quando anunciamos, isso faz parte do plano todo. Queremos estar prontos para 2022 em todas as áreas.”
“Então, no final, encontramos dois pilotos que estarão prontos, são jovens e famintos, e nós teremos um bom carro para eles em 2022.”
Steiner quer que a equipe volte “como se estivéssemos em 2018, para lutar no topo do pelotão intermediário” no próximo ano. “Se voltarmos às nossas performances de 2018, eu ficaria muito feliz”, completou.
Clique aqui, insira o cupom F1TV25 e assine o F1 TV Pro anual com 25% de desconto.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Desconto no F1 TV Pro e Hamilton / Mercedes na Fórmula 1:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon