Foto: Red Bull Content Pool
Isack Hadjar afirmou que teve sérias dúvidas sobre garantir uma vaga na Racing Bulls para a temporada 2025 da Fórmula 1. O vice-campeão da Fórmula 2 em 2024, precisou esperar até o final da temporada para saber seu destino, enquanto a Red Bull avaliava o futuro de seu elenco de pilotos na F1.
Após a Red Bull dispensar Sergio Perez em dezembro, substituindo-o por Liam Lawson, uma vaga se abriu na Racing Bulls, mas Hadjar não era a única opção disponível. Franco Colapinto surgiu como uma alternativa após o argentino impressionar durante um período de nove corridas com a Williams. No entanto, a Racing Bulls manteve seu método confiável de promover juniores do programa da própria Red Bull, e Hadjar recebeu a oferta de contrato.
Em meio à muita especulação, Hadjar admitiu que questionou seriamente se sua oportunidade na F1 surgiria. “Houve momentos em que tive sérias dúvidas, sim”, disse ele ao L’Equipe. “Mas isso já passou. Antes, quando eu pilotava um carro de F1, eu tinha que devolvê-lo. Agora, é o meu carro.”
Olhando para sua temporada de estreia, Hadjar afirmou: “Sim, estou estressado, mas sei onde estou me metendo. É claro que sinto muita pressão e, ao mesmo tempo, mal posso esperar para ficar ao volante. Sinto excitação e medo”, disse ele.
A estreia de Hadjar em um GP de F1 será no circuito de Albert Park, em Melbourne, já que a Austrália volta a sediar a abertura da F1 no final de semana de 14 a 16 de março. Apesar de sua experiência limitada em treinos e sessões de testes, Hadjar está estabelecendo uma meta ambiciosa para sua primeira corrida. “Quero ir direto para o Q3 na sessão de classificação e marcar pontos na corrida. Acho que essa pista sempre foi boa para os carros da nossa equipe”, acrescentou.
Para atingir esse objetivo, Hadjar precisará aprender primeiro, pois ele admite que há muitas lacunas em sua base de conhecimento da F1: “Tecnicamente, estou perdendo muitos dados. Por exemplo, nunca pilotei com 110 kg de combustível no tanque. Não sei como é a sensação. É uma pequena coisa, mas preciso aprender. Eu preciso de experiência. Eu sou um novato, não vamos esquecer disso. Eu só quero estar o mais preparado possível para Melbourne”, finalizou.
Hadjar não está sozinho, pois se junta a vários novatos no grid da F1 este ano, incluindo Andrea Kimi Antonelli da Mercedes, Jack Doohan da Alpine (que fez sua estreia no GP de Abu Dhabi em dezembro passado), o atual campeão da F2 Gabriel Bortoleto da Sauber e Oliver Bearman da Haas. Pode ser argumentado que até Lawson ainda é um ‘novato’, já que ele teve apenas onze participações em GPs, então Hadjar pode pelo menos ficar tranquilo sabendo que não é o único que tem coisas para aprender durante a temporada de 2025 da F1.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.