Halo salva a vida de Grosjean após explosão no Bahrein

O forte acidente do francês Romain Grosjean na primeira volta do Grande Prêmio do Bahrein mostrou a importância do Halo. O acidente de Grosjean aconteceu na terceira curva do circuito, quando ele estava tentando ultrapassar Daniil Kvyat, da AlphaTauri. Com a batida, a Haas do francês bateu no guard rail e, com isso, o carro ficou preso e partiu ao meio.

Esse acidente deixou claro mais uma vez a importância do item de segurança que começou a ser utilizado na categoria na temporada de 2018. A principal função do Halo é a proteção que da cabeça do piloto.

A implementação desse item aconteceu após o acidente com o piloto Jules Bianchi no GP do Japão, em 2014. Na ocasião, o piloto francês sofreu um grave acidente, quando ele bateu em um trator que retirava o carro do piloto alemão Adrian Sutil. Na época, foi constatado que Bianchi sofreu lesão axonal difusa, quando o cérebro bate violentamente no crânio. E para evitar novos acidente desse modo, a Fórmula 1 decidiu adotar Halo como uma forma de proteção aos pilotos.

No caso do acidente de Grosjean, a função foi Halo foi fundamental para a proteção dele. Como o carro entrou e ficou preso no guard rail, a função do Halo, neste caso, foi de não deixar que guard rail batesse na cabeça do francês. O item de segurança também criou um espaço para que ele pudesse sair rapidamente do carro e não ficasse preso em meio ao fogo.

O piloto da Haas demorou aproximadamente 29 segundos para sair do carro e fosse atendido pela equipe médica da FIA. Segundo o chefe da Haas, Gunther Steiner, Grosjean está bem e sofreu queimaduras leves nas mãos e tornozelos. O francês já foi encaminhado ao hospital local por helicóptero.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Haas de Grosjean explode depois de forte acidente no GP do Bahrein de F1:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon