A F1 disputa neste final de semana a terceira etapa da temporada 2021. A categoria desembarca em Portimão para o GP de Portugal e tem em Lewis Hamilton e Max Verstappen não apenas as duas principais forças do grid, mas também os dois principais personagens tanto para classificação quanto corrida.
O GP do Bahrein serviu de abertura para o campeonato e teve o holandês largando da pole-position, mas o inglês terminando na primeira colocação. Na corrida seguinte, o GP da Emília-Romanha, a situação se inverteu: o piloto da Mercedes começou na frente, mas viu o titular da Red Bull receber a bandeira quadriculada em primeiro.
Isso, é claro, acaba refletindo na classificação da temporada. Lewis tem apenas um ponto de vantagem em cima de Max – esse conquistado pela volta mais rápida feita em Ímola. Essa é a apenas a terceira vez que o heptacampeão é líder por diferença tão pequena – a última foi no GP do Brasil de 2008, quando conquistou seu primeiro título.
Então, em Portugal, a dupla chega com chances de desempatar o placar. Hamilton ainda tem um motivo a mais para querer sair na frente de Verstappen já na classificação: caso consiga a posição de honra do grid, vai alcançar a histórica marca da 100ª pole-position. Enquanto isso, o adversário briga por sua quinta pole.
Nos primeiros dois treinos livres realizados nesta sexta-feira, o vice-líder da classificação ficou com o segundo melhor tempo, sempre atrás de uma Mercedes. Inclusive, fechou o dia apenas 0s025 atrás de Lewis, que cravou 1min19s837. Mas outro nome também apareceu entre os primeiros e pode embaralhar as coisas para a classificação: Valtteri Bottas.
Ok, o finlandês é o famoso ‘leão de treino’, andando bem durante os ensaios, mas chega na hora do vamos ver, acaba perdendo em relação ao companheiro. Mas o piloto andou bem na sexta-feira, liderou o primeiro treino e fechou o dia em terceiro. Ainda, com pneus médios, se mostrou superior em ritmo de corrida em relação aos adversários da equipe de Milton Keynes.
Ainda, vale olhar para o restante da tabela de tempos. Carlos Sainz se colocou na quarta colocação, sendo o ‘melhor do resto’. Enquanto isso, Alpine também surpreendeu ao colocar Fernando Alonso e Esteban Ocon na quinta e sexta colocações, respectivamente. Já Sergio Pérez, companheiro de Max, fechou apenas no décimo posto.
As diferenças entre os dez primeiros colocados da tabela ficaram bastante próximas, com apenas 0s679 separando o primeiro do décimo. Vale pensar também que o traçado esteve com pouca aderência nesta sexta-feira, além de o vento ter castigado os pilotos especialmente nas curvas 1 e 14.
Hamilton e Verstappen vêm em uma disputa quase mano a mano em Portugal para ver quem desempata o placar e sai com a vantagem para o restante do campeonato. E apesar de os pilotos estarem fortes e bastante próximos, treino é treino e jogo é jogo, podendo aparecer um jogador a mais nessa disputa.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.