Mais uma vez Lewis Hamilton fez história na F1. Neste domingo (26), o inglês garantiu uma vitória em grande estilo no GP da Rússia e não apenas venceu pela quinta vez na temporada 2021 como alcançou o mítico triunfo de número 100 na principal categoria do automobilismo mundial em final dramático com chuva.
Desde sua estreia em 2007 com a McLaren já são inúmeros recordes conquistados. O inglês da Mercedes já alcançou sete títulos mundiais, já largou 101 vezes da pole-position e agora quebrou a barreira centésima das vitórias.
Pensando em mais um capítulo escrito na história não só da categoria como também do esporte a motor, listamos os triunfos do heptacampeão até chegar ao épico número 100.
1 – GP do Canadá de 2007, McLaren
A primeira vitória de Lewis aconteceu justamente em seu ano de estreia na F1. A corrida foi marcada pela intervenção do safety-car em quatro oportunidades, mas nenhuma delas foi capaz de tirar o primeiro triunfo do inglês, que largou da pole-position, de suas mãos. O competidor manteve bom ritmo durante toda a prova e cruzou a linha de chegada com relativo conforto.
10 – GP da Hungria de 2009, McLaren
A vitória de número 10 do heptacampeão veio apenas dois anos mais tarde. Hamilton voltou ao degrau mais alto do pódio pela primeira vez desde o GP da China de 2008, além de marcar a primeira vez que um carro com sistema de freio regenerativo, o KERS, venceu uma prova. Após largar em quarto, conseguiu bater Maxk Webber nos primeiros giros, começou então a caçada em cima de Fernando Alonso e assumiu a primeira posição, de onde não saiu mais.
20 – GP da Itália de 2012, McLaren
O GP da Itália de 2012 começou bastante especial para a McLaren ainda na classificação, pois Lewis ficou com a pole e seu companheiro Jenson Button largou em segundo, marcando a 62ª primeira fila para a equipe e batendo o recorde da Williams. O inglês chegou a perder a liderança no momento da parada, mas retomou a ponta das mãos de Sergio Pérez e recebeu a bandeira quadriculada na primeira colocação.
30 – GP do Japão de 2014, Mercedes
A prova em Suzuka foi marcada por grandes conquistas de Hamilton, pois o triunfo no Japão, que veio após começar a disputa em quarto, foi o oitavo da temporada, além de seu primeiro no circuito nipônico e a 30ª da carreira. Entretanto, a etapa também ficou marcada pelo grave acidente envolvendo Jules Bianchi, que morreu meses após devido aos ferimentos da batida.
40 – GP da Itália de 2015, Mercedes
A corrida em Monza de 2015 foi bastante especial para o heptacampeão. Na 85ª etapa realizada no circuito italiano, Lewis alcançou o segundo Grand Slam de sua carreira e, portanto, largou da pole-position, liderou todas as voltas e venceu com uma vantagem de nada menos que 25s para Sebastian Vettel, segundo colocado.
50 – GP dos Estados Unidos de 2016, Mercedes
Hamilton não teve grandes problemas e assegurar o triunfo em Austin. Saindo da posição de honra do grid, fez boa largada enquanto viu o companheiro Nico Rosberg cair para a terceira colocação. O inglês apenas precisou controlar o ritmo e vantagem para cruzar a linha de chegada na primeira colocação, subindo pela quinta vez ao degrau mais alto do pódio nos Estados Unido.
60 – GP de Singapura de 2017, Mercedes
Na décima corrida realizada em Marina Bay, Lewis se aproveitou de um grande acidente ainda na largada. Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen e Max Verstappen acabaram colidindo assim que as luzes se apagaram, com o inglês da Mercedes assumindo a primeira colocação e dali não saiu mais, mesmo com outras duas intervenções do carro de segurança. O resultado positivo ainda ajudou o piloto a crescer a vantagem na liderança da classificação para 28 pontos em cima do alemão da Ferrari.
70 – GP da Rússia de 2018, Mercedes
O GP da Rússia de 2018 foi marcado por uma polêmica. Hamilton largou da pole, mas depois da parada, caiu para a quarta colocação, precisando remar para voltar às posições do pódio. Acontece que na volta 26, a Mercedes pediu para que Valtteri Bottas abrir passagem para o inglês assumir a primeira colocação, com o finlandês quase parando na pista para abrir caminho para o companheiro.
80 – GP da Inglaterra de 2019, Mercedes
Em sua corrida caseira em 2019, Hamilton precisou brigar com o companheiro Bottas para conseguir subir ao degrau mais alto. O inglês e o finlandês disputaram pela ponta, com Valtteri mantendo a primeira colocação, mas não muito após a largada, acabou superado pelo colega de equipe. Com a conquista, Lewis alcançou o sexto triunfo em Silverstone, se tornando o piloto que mais venceu na pista.
90 – GP da Toscana de 2020, Mercedes
A corrida em Mugello na F1 foi bastante caótica. Na largada, um acidente envolvendo múltiplos carros obrigou a entrada do safety-car, que ficou na pista até a volta 6. Mas na relargada, outro acidente provocou a primeira bandeira vermelha da prova, com a segunda vindo na volta 45 e, com isso, o GP da Toscana foi a primeira corrida desde o GP do Brasil de 2016 com duas intervenções de bandeira vermelha. Apesar dos problemas, Hamilton se esquivou de tudo para vencer na Itália.
100 – GP da Rússia de 2021, Mercedes
A vitória de número 100 do inglês veio com tons dramáticos. Após uma largada negativa em que caiu para a sétima posição, o piloto fez primeiro stint mais conservador. Entretanto, após parar, assumiu postura agressiva, escalou o pelotão e ainda soube parar no momento certo quando chegou a chuva para assumir a primeira colocação e subir pela centésima vez no degrau mais alto do pódio.