Com uma manhã de sol forte, britânico ‘larga na frente’ em São Paulo. Massa fica em sétimo.
A primeira sessão de treino livre desta sexta-feira foi de muito calor e sol intenso no traçado do circuito de Interlagos. Com a temperatura em torno de 48ºC, Lewis Hamilton ficou na frente. O britânico anotou o tempo de 1:09.329, quebrando o recorde extra-oficial da pista. Valtteri Bottas ficou com a segunda colocação e Kimi Raikkonen em terceiro.
Felipe Massa fez uma boa sessão, chegou a ocupar a terceira colocação por um bom tempo, finalizando o treino na sétima colocação.
Confira como foi o primeiro treino.
Os carros foram para a pista às 10 horas da manhã desta sexta-feira, em Interlagos. Daniel Ricciardo foi o primeiro a ir para a pista, seguido por Sebastian Vettel.
Os carros deram uma volta de instalação e retornaram para os boxes. George Russel, que faz este treino com o carro da Force India, foi o primeiro a abrir volta no traçado paulistano. Porém, o britânico fez a volta muito lenta, ainda entendendo melhor o carro.
Max Verstappen foi o primeiro a registrar volta. O holandês fez 1:12.253 com pneus supermacios, os mais rápidos deste final de semana. Verstappen melhorou a volta e cravou 1:11.491.
Bottas também fez uma boa volta em 1:10.820. Ricciardo também fez tempo, mas ficou na terceira colocação atrás de Bottas e Verstappen.
Ainda no início do treino, Brendon Hartley que tinha dado apenas quatro voltas, passando pelos boxes viu seu motor ir embora, no Mergulho. O neozelandês parou com o carro na subida dos boxes. Com isso o Safety Car Virtual foi acionado.
Com a saída do VSC, Vettel assumiu a segunda colocação da sessão, com pneus supermacios. O alemão ficou a dois décimos do tempo de Valtteri Bottas.
Em sua primeira saída à pista, Felipe Massa fez o terceiro melhor tempo, mas segundos depois caiu para quarto, pois Lewis Hamilton subiu para a segunda colocação.
Enquanto isso, Vettel arrumou um tempo para rodar em um dos pontos mais lentos da pista, a curva do Pinheirinho.
Hamilton melhorou o seu tempo e assumiu a ponta da sessão, fazendo 1:09.672. Massa também melhorou e subiu novamente para a terceira colocação.
O novo tetracampeão do mundo, Hamilton também deu uma escapadinha. O britânico errou o ponto de freada no S do Senna e passou direto.
Após a devolução do jogo de pneus extras cedidos pela Pirelli, os pilotos fizeram uma pequena pausa na sessão, que ficou sem carros na pista por alguns minutos.
Faltando 40 minutos para o fim da sessão, Valtteri Bottas superou o tempo de Lewis Hamilton. Com pneus supermacios, o finlandês fez 1:09.329.
O britânico respondeu Bottas e fez 1:09.202, colocando um décimo no companheiro. Raikkonen subiu para segunda colocação e Verstappen para o quarto posto. Todos nesse momento já treinavam com pneus supermacios.
Hulkenberg deu um chega pra lá em Lewis Hamilton, que chegou a sair da pista na Junção. O britânico reclamou no rádio.
Gasly que também só tinha dado uma volta, também não iria retornar a pista, após o estouro de motor de Hartley a Toro Rosso descobriu um problema na unidade de potência do carro do francês.
Massa, que tinha a sétima colocação, voltava para a pista para uma simulação de corrida. A TV mostrou que o pneu dianteiro esquerdo do carro do brasileiro tinha uma bolha, mas que aparentemente, não estava atrapalhando o desempenho do carro da Williams.
O brasileiro também arrumou um tempo de dar uma escapada no final da reta oposta, nada de prejuízo para o carro, agora os pneus foram embora.
O Verstappen também reclamou do fim da vida dos pneus. Disse que não tinha aderência alguma. A temperatura da pista estava em torno de 48ºC.
Ao final da primeira sessão, Hamilton ficou com a liderança, seguido por Bottas, Raikkonen, Verstappen e Ricciardo. Felipe Massa finalizou a sessão na sétima colocação.
Às 14h acontece a segunda sessão de treino livre desta sexta-feira e a F1Mania.net acompanha tudo o que acontece no GP Brasil ‘in loco’.
Confira os tempos da primeira sessão de treinos livres em Interlagos:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1:09.202
2) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), 1:09.329
3) Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari), 1:09.744
4) Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer), 1:09.750
5) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer), 1:09.828
6) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 1:09.984
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes), 1:10.102
8) Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Honda), 1:10.402
9) Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes), 1:10.454
10) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda), 1:10.476
11) Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes), 1:10.632
12) George Russell (ING/Force India-Mercedes), 1:11.047
13) Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari), 1:11.188
14) Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari), 1:11.463
15) Carlos Sainz (ESP/Renault), 1:11.467
16) Nico Hülkenberg (ALE/Renault), 1:11.608
17) Charles Leclerc (MON/Sauber-Ferrari), 1:11.802
18) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari), 1:11.898
19) Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Renault), 1:14.034
20) Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso-Renault), s/tempo
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.