Lewis Hamilton vai largar em primeiro na Corrida de Qualificação deste sábado, que definirá o grid de largada para o GP da Inglaterra, além de distribuir pontos para os três primeiros colocados.
É o primeiro final de semana teste da Fórmula 1 com um novo formato, que vê a qualificação acontecendo na sexta-feira e determinando o grid de largada da Corrida de Qualificação.
Max Verstappen vai acompanhar o britânico na primeira fila do grid, já que ficou 0,075s atrás da volta de Hamilton no Q3.
Valtteri Bottas, da Mercedes, em terceiro e Charles Leclerc, da Ferrari, em quarto, completam a segundo fila do grid para o GP da Inglaterra de F1.
O companheiro de Max Verstappen na Red Bull, Sergio Perez, forma a terceira fila do grid com Lando Norris, da McLaren. O mexicano conseguiu o quinto tempo no Q3.
Na quarta fila, Daniel Ricciardo, da McLaren, em sétimo e George Russell, da Williams, em oitavo. O britânico eliminou Fernando Alonso no Q2, arrancando um “gol” da torcida que enche as arquibancadas de Silverstone.
Carlos Sainz, da Ferrari, em nono e Sebastian Vettel, da Aston Martin, completam os 10 primeiros do grid.
Q1 – 18 minutos de pista, os cinco últimos são eliminados da qualificação
Sainz marcou o primeiro tempo e assumiu a liderança do Q1. Giovinazzi rapidamente liderou a sessão, antes de Norris assumir a ponta.
Mercedes e Red Bull permaneceram nos Boxes nos estágios iniciais do Q1. Bottas liderava a sessão, antes de Hamilton saltar para a P1 e conseguir um 1-2 da Mercedes.
Verstappen foi para a pista na sequência. O piloto da Red Bull, que liderou tranquilamente o primeiro treino, subiu para a P1 quase meio segundo à frente de Hamilton.
Verstappen, Hamilton e Bottas eram os três primeiros faltando três minutos para o fim do Q1. Os eliminados eram: Sebastian Vettel, Nicholas Latifi, Mick Schumacher, Lance Stroll e Nikita Mazepin.
Norris melhorou seu tempo e empurrou Bottas para a quarta posição.
Nos estágios finais, muitas mudanças de posições. Leclerc assumiu a P2, mas Hamilton retomou a posição na volta seguinte, deixando o monegasco da Ferrari em terceiro.
Perez foi o quarto e Ricciardo o quinto. Sainz subiu para a P6, à frente de Esteban Ocon e Norris, na P7 e P8. Bottas em nono e Vettel completaram os 10 primeiros.
Entre os eliminados: Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, Nicholas Latifi, da Williams, e a dupla da Haas, Schumacher e Mazepin – o último rodando em sua última tentativa de volta rápida.
Q2 – 15 minutos de pista, os 10 primeiros se classificam para a disputa da pole
Bottas foi o primeiro a marcar tempo no Q2, 1:26.766s, mas foi superado por Hamilton em quase dois décimos. Ricciardo passou em terceiro, seguido por Norris em quarto.
Perez subiu para a P3, antes de Verstappen fazer o melhor terceiro setor para superar Hamilton em 0,098s e assumir a liderança do Q2. Hamilton era o segundo, seguido por Bottas, Perez e Vettel completando os cinco primeiros.
Quando faltavam três minutos para o fim do Q2, os eliminados eram Gasly, Russell, Alonso, Stroll e Giovinazzi.
Hamilton marcou 1:26.023s e assumiu a liderança. A Ferrari conseguiu bons tempos, na quarta posição com Sainz e Leclerc em seguida.
Russell melhorou seu tempo e empurrou Alonso para os eliminados, arrancando um “grito de gol” das arquibancadas lotadas de Silverstone. Além de Alonso, os eliminados foram Gasly, Ocon, Giovinazzi e Stroll.
Q3 – 12 minutos que definiram o primeiro colocado na Corrida de Qualificação
Todos os pilotos foram para a pista quando o sinal verde foi dado. Vettel e Russel foram os únicos que permaneceram nos boxes por mais alguns instantes.
Hamilton marcou 1:26.134s para liderar o Q3. Verstappen ficou 0,172s atrás em sua volta rápida. Bottas era o terceiro, mas quase meio segundo atrás do tempo do seu companheiro de equipe.
Perez era o quarto colocado, seguido pela dupla da McLaren, Norris e Ricciardo, à frente da dupla da Ferrari, Leclerc e Sainz.
Russel foi sozinho para a pista, enquanto era aplaudido pelos torcedores britânicos. O piloto da Williams superou os dois Ferrari e marcou o sétimo tempo.
Com pouco menos de dois minutos para o fim do Q3, os pilotos retornaram à pista para a última tentativa da pole-position.
Hamilton foi o primeiro a abrir volta. O piloto da Mercedes foi mais rápido no primeiro setor e segundo setor. Apesar disso, o terceiro setor foi ruim e Hamilton não melhorou sua volta.
Verstappen não fez um bom segundo setor e a primeira posição na ficou com Hamilton por apertados 0,075.
Bottas larga em terceiro, acompanhado por Leclerc. Perez parte da P5 e será acompanhado por Norris na terceira fila.
Confira o grid de largada da Corrida de Qualificação da F1 em Silverstone:
1) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’26.134
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda) 1’26.209
3) Valtteri Bottas (Mercedes) 1’26.328
4) Charles Leclerc (Ferrari) 1’26.828
5) Sergio Pérez (Red Bull/Honda) 1’26.844
6) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 1’26.897
7) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes) 1’26.899
8) George Russell (Williams/Mercedes) 1’26.971
9) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) 1’27.007
10) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) 1’27.179
11) Fernando Alonso (Alpine/Renault) 1’27.245
12) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda) 1’27.273
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 1’27.340
14) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari) 1’27.617
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 1’27.665
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda) 1’28.043
17) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari) 1’28.062
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 1’28.254
19) Mick Schumacher (Haas/Ferrari) 1’28.738
20) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari) 1’29.051
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon